Artur Silva e Ivan Fortes vencem corrida das Forças Armadas no Mindelo

Os atletas Artur Silva e Ivan Fortes foram os primeiros a chegar a meta nas categorias de sénior masculino e sénior masculino das forças de segurança, respetivamente, hoje, no Mindelo, na V corrida das Forças Armadas.

Artur Silva, que tem dominado as provas regionais e um pouco a nível nacional, foi o vencedor na categoria sénior masculino civil, num percurso de 10 quilómetros, com arranque e meta na praia da Laginha, com o tempo de 28,51 minutos, que conseguiu, como disse à Inforpress, ao imprimir uma velocidade que os outros atletas não conseguiram alcançar.

O jovem de 33 anos assegurou ter a vitória um “sabor ainda mais especial” por ter sido nas Forças Armadas onde descobriu a aptidão para o atletismo.

O pódio da categoria ficou completo com Cleiton Rodrigues, em segundo lugar, e Homero Santos em terceiro.
Já Ivan Fortes, 20 anos, conseguiu a melhor na categoria de sénior das forças de segurança, categoria que reuniu competidores ligados às Forças Armadas, Polícia Nacional e bombeiros municipais.

O atleta, que ingressou na tropa há cerca de quatro meses, admitiu ter encontrado uma “prova fácil”, devido a sua preparação de há algum tempo, mas, também, de experiência em atletismo, inclusive, com uma vitória em 2020, no Triangle Trail Santo Antão, na modalidade de trail curto.

Os outros vencedores da categoria sénior das forças de segurança foram Wilson Pinto e Jailton Garcia.

Na categoria de sénior feminino civil, a vencedora foi Liliana Lima, atleta que integra o grupo de cincos atletas vindos de Santo Antão para participar do evento.

A jovem de 18 anos garantiu à Inforpress ter vindo para São Vicente com a ideia mesmo de vencer e conseguiu esse seu objetivo, depois de o ter falhado na corrida de São Silvestre, em Dezembro, na qual ficou em segundo lugar.

Além de Liliana, o pódio completou com Lecticia Neves e Maria Silva

Quanto aos veteranos, que percorreram cinco quilómetros, Sónia Lopes ficou em primeiro lugar na categoria civil, quando disse ter decidido participar um “tanto ou quanto de improviso”, já, como adiantou, viajou de Itália para São Vicente para participar do Carnaval e não de corridas.

A atleta, residente em Itália, mas, que há alguns anos se destacava nas provas de São Silvestre, no Mindelo, confirmou estar sem participar em provas desde a pandemia da covid-19.

O segundo e terceiro lugares da categoria foram preenchidos por Crisolita Rodrigues e Adélcia Oliveira.

A V edição da corrida das Forças Armadas, que teve a participação de um total de 123 atletas, fez-se ainda com outras categorias, entre as quais a de veteranos femininos das forças de segurança vencida por Karina Santos, militar que participou mais para incentivar os mais novos. Em segundo e terceiro lugar ficaram Adelina Vitória e Joana Monteiro.

A de veteranos masculinos das forças de segurança foi ganha por Admilson Costa, seguido de Mário Pereira e Alcindo Gomes. Por sua vez, a de veteranos masculinos civil teve como vencedor Domingos Rodrigues, e Paulo Santos e Paulo Sérgio Santos, segundo e terceiro lugar, respetivamente.

A atividade enquadra-se nas festividades do 56º aniversário das Forças Armadas, assinalado a 15 de Janeiro e com vários eventos ao longo deste mês, entretanto, a corrida foi adiada agora para mês de Fevereiro, devido a questões organizacionais, soube a Inforpress.

Durante o acto de entrega dos prémios da prova, na praia da Laginha, foram ainda entregues medalhas e troféus aos vencedores de diferentes atividades desportivas realizadas no mês de Janeiro.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest