Atlético inicia defesa do título de campeão nacional de andebol com vitória expressiva contra AJATSN

O Atlético de São Vicente iniciou a defesa do título de campeão nacional de andebol feminino com uma vitória de 46 golos contra 15 da Associação AJATSN, de São Nicolau, no arranque do Campeonato Nacional.

No primeiro jogo do Campeonato Nacional de Andebol feminino, que decorre no Polidesportivo de Oeiras, em São Vicente, o Atlético iniciou a perder, mas a equipa campeã nacional mostrou-se mais experiente e conseguiu dar a volta ao resultado.

Uma virada no resultado que fez com que o Atlético fosse para o intervalo vencendo a equipa do AJATSN por 23 -10. Mas a vantagem da equipa de São Vicente viria a aumentar expressivamente na segunda parte, tendo o campeão nacional em título terminado a partida com 46 golos contra 15 da equipa adversária da ilha de São Nicolau, que conseguiu marcar apenas cinco golos na segunda parte.

Segundo o treinador do Atlético, Aquilino Fortes, a equipa sanvicentina tinha consciência de que poderia vencer a partida e fez o seu trabalho.

“Sabíamos que era uma equipa que estaria cá pela primeira vez, proveniente de uma ilha onde o nível de andebol ainda não é muito elevado, sabíamos que não seria um jogo difícil e fizemos o nosso trabalho.

Simplesmente tentamos jogar o nosso andebol, apesar da ansiedade que tivemos no início, talvez por ser o jogo do arranque, mas as coisas acabaram por decorrer de forma natural”, afirmou.

Para o treinador, a expectativa do Atlético é tentar mostrar o seu andebol, fazer bons jogos e lutar até o último segundo para revalidar título.

“Vamos respeitar os nossos adversários. Sabemos que temos grandes adversários e posso dizer que nós não somos os favoritos, mas, somos candidatos a disputar de igual para igual até o último segundo para deixar o título aqui em São Vicente”.

Por sua vez, o treinador do AJATSN, Firmino Cabral, explicou que a sua equipa tem poucas condições de treino de prática de andebol e estava a jogar contra a melhor equipa de Cabo Verde, pelo que isso refletiu no resultado.

“É só olhar o placar e ver que foi um jogo completamente difícil, contra a melhor equipa de Cabo Verde, mas também temos que ver as nossas condições, porque já temos dois meses sem competir e o treino é pouco. Mas é uma experiência boa, porque é assim que podemos evoluir, com erros e com as derrotas para amanhã estarmos mais forte e mais unidos”, revelou o técnico que, apesar de iniciar o nacional de andebol com uma “derrota pesada”, não baixou os braços e garantiu lutar nos próximos jogos.

“Este jogo não vai ter implicações na próxima partida porque sabemos que sempre o primeiro jogo é difícil. Mas os erros serão corrigidos. Vamos jogar com o vice-campeão regional de São Vicente, que é o Amarante, mas estamos aqui para competir”, assegurou.

Na abertura do campeonato, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de São Vicente, pareceria desta competição, revelou que a expectativa é que os jogos sejam bem disputados, mas também que a ilha receba bem os atletas que viajaram das outras ilhas.

Por sua vez, o vice-presidente da Federação Cabo-Verdiana de Andebol, Carlos Alfama, declarou que a expectativa para este campeonato é boa, porque quer que os jogadores, os dirigentes, o público e a família da modalidade façam do arranque da competição um dia de festa.

Sobre o treinador que vai estar em São Vicente a observar atletas para integrar a Seleção Nacional, a mesma fonte explicou que o objetivo é “fazer a escolha de jogadoras para ver se Cabo Verde consegue participar condignamente no Campeonato Africano da Modalidade no mês de
Novembro, e fazer melhor do que tem feito até agora”

Ainda esta noite decorrem outros jogos da primeira jornada do Campeonato Nacional de Andebol feminino.

A equipa do ABC, de Santiago Sul, joga contra os Madrugadores, de Santo Antão, a Escola Renascer, da ilha do Fogo, defronta o Amarante, de São Vicente, e a equipa do Palmeiras, da ilha do Sal, joga contra ADRC de Picos, de Santiago Norte.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest