“Bons resultados dependem da mentalidade e vontade e não apenas dos recursos disponíveis”, diz Lúcio Antunes

O treinador e antigo seleccionador da selecção nacional de futebol Lúcio Antunes considerou hoje que atingir bons resultados não depende apenas dos recursos disponíveis, mas da mentalidade da vontade em querer atingi-los.

O treinador de futebol, que ministrou hoje, na cidade de São Filipe, um workshop sobre “Liderança no desporto” destinado aos dirigentes e desportistas da ilha, promovido pela empresa CVMóvel, no quadro das festas do Dia do Municio e da Bandeira de São Filipe, destacou que é preciso “potenciar os recursos disponíveis” e estar “sempre no limite” para exceder a expectativa.

Segundo Lúcio Antunes, mesmo tendo poucos recursos, se uma equipa consegue superar os limites pode ter bons resultados.

A comunicação assertiva, gestão de equipa, liderança no desporto e espírito de equipa foram temáticas analisadas no workshop, em que o técnico transmitiu a mensagem relacionada com a gestão de equipas, destacando que as que têm “grandes resultados”, têm de ter “um certo tipo de comportamento e atitudes”,

“Só tendo um determino tipo de atitude, comportamento e motivações constantes é possível atingir resultados extraordinários”, disse a mesma fonte, observando que quem faz as mesmas coisas todos os dias tem o mesmo resultado ao longo dos tempos.

“As equipas de alta performance são formadas por pessoas normais, que fazem coisas extraordinárias, tem espírito vencedor, estímulos, inter-ajuda, objectivos claros e energia todos os dias no topo, para alcançar resultados extraordinários”, referiu Lúcio Antunes, lembrando que não é fácil.

No encontro, Lúcio Antunes mostrou o que deve ser feito para alcançar “resultados extraordinários”, nomeadamente a questão de atitude, organização e liderança, sublinhando que tudo depende de cada um, em particular, com a sua energia, foco, meta e objectivos.

“As pessoas desculpam sempre, nos recursos e que não têm apoios”, disse o técnico, sublinhando que é necessário perguntar o que as pessoas fazem com os poucos recursos e apoios que têm e se tiram proveitos, concluindo que, na maioria das vezes, isso não acontece.

Além do workshop a coordenadora da CVTelecom na região Fogo/Brava, Fernanda Colpo, disse que no quadro das actividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, a sua empresa, em parceria com a Câmara de Comercio, Indústria e Serviço de Sotavento, vai entregar um donativo para reforçar a cantina da escola da escola do Ensino Básico Obrigatório (EBO), Pedro Cardoso.

Segundo a mesma, a sua empresa vai disponibilizar um valor considerável à escola para reforçar a cantina e a Câmara de Comercio e material de higiene e produtos de limpeza, assim como alguns materiais para uma pequena farmácia escolar.

O valor disponibilizado para este trimestre, segundo a coordenadora da CVTelecom, “é considerável” e dá para seis meses e depois a empresa vai reanalisar para ver a possibilidade de continuar o apoio, sublinhando que a sua empresa habitualmente apoia algumas instituições neste período e que no passado foram contemplados o serviço de pediatria do hospital e o lar de idosos.

Além disso, a CVTelecom, no quadro de protocolos de parceria com as câmaras municipais de Mosteiros e São Filipe, vai disponibilizar uma viatura hiace a cada um dos municípios para apoio no transporte escolar, sendo que a entrega da viatura destinada aos Mosteiros, que se encontra na ilha, será no dia 30 de Abril, aguardando pela chegada da viatura destinada a São Filipe.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest