Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau promove formação para árbitros de Futsal

A Câmara Municipal do Tarrafal, através do pelouro do Desporto, deu início esta terça-feira, 19, a uma ação formação para árbitros de futsal, uma forma de desenvolver mais o setor do desporto na ilha.

Em declarações à imprensa, o vereador do Desporto, Adir Cruz, afirmou que pretendem “essencialmente” capacitar os participantes com as ferramentas essenciais para o desenvolvimento desta modalidade.

“Constatamos uma lacuna de árbitros de futsal aqui no município, e pretendemos assim capacitá-los com todas as ferramentas necessárias e contribuir mais ainda para o desenvolvimento do desporto na ilha”, afirmou.

Segundo Adir Cruz, será feita uma parte teórica e a prática poderá ser realizada nos jogos da Copa Futsal que está a decorrer na cidade do Tarrafal e aproveitou para “encorajar” todos os formandos a participarem.

“Queremos acompanhar o andamento do futsal a nível nacional, por isso queremos capacitar os nossos participantes para terem condições e futuramente, quem sabe, participar em competições nacionais”, salientou.

Conforme informações avançadas pelo formador Rildo Tavares, a ação consiste essencialmente na atualização das novas leis do jogo para que possam estar inteirados daquilo que se passa a nível mundial, com utilização das regras FIFA.

Para o formador São Nicolau é uma ilha com capacidades a nível desta modalidade, mas é necessária a adoção destas novas diretrizes, sendo a arbitragem “o calcanhar de Aquiles” de qualquer modalidade desportiva caso não houver formação.

“Ao longo da semana, não só iremos fazer a socialização com as novas leis do jogo, como também irei transmitir os meus conhecimentos a nível de organização para que possam estar motivados a desenvolver esta modalidade”, realçou.

Também em declarações à Inforpress, Livy Cruz, representante dos formandos “enalteceu” a iniciativa que, no seu ponto de vista, irá permitir aos formandos “seguir com o desenvolvimento” da modalidade.

“Para termos uma boa modalidade temos de estar sempre com um bom nível das nossas capacidades e a formação veio em boa altura, sendo que está a decorrer a copa futsal”, acrescentou.

A formação de árbitros de futsal é uma iniciativa da Câmara Municipal do Tarrafal e decorre até o dia 25 de Julho.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us