Fogo: Época futebolística 2022/23 deverá iniciar a 08 de Outubro

A época futebolística na região do Fogo deverá iniciar a 08 de Outubro, segundo a proposta de planificação que a Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF) distribuiu esta sexta-feira aos clubes do primeiro e segundo escalões.

A proposta, segundo o comunicado da ARFF, será discutida proximamente com os dirigentes dos clubes filiados na associação que informou ainda aos clubes que “em cumprimento do estipulado nos estatutos e deliberações será marcada, através do presidente da mesa da Assembleia-geral, uma assembleia para a marcação das eleições a acontecer antes do arranque da época”.

A proposta aponta para o início da época futebolística a partir de 08 de Outubro com a preparação das equipas que deverá prolongar durante todo o mês de Outubro, estando previsto, para a primeira semana Novembro, a realização do jogo dos campeões, entre o Botafogo, campeão regional do primeiro escalão, e Unidos do Norte, campeão do segundo escalão.

Segue-se depois a realização da Supertaça Fogo entre Botafogo, campeão regional e vencedor da taça, e No Pintcha, de Mosteiros, finalista vencido da taça.

O campeonato regional de futebol do primeiro escalão, segundo a proposta que será analisada, tem início agendado para 19 de Novembro e o término a 16 de Abril de 2023.

Já para o segundo escalão, o mês de Novembro será dedicado a jogos de preparação, estando o início do campeonato regional, dividido em dois grupos, previsto para o dia 10 de Dezembro e o término a 16 de Abril.

A Taça Fogo em futebol inicia-se a 28 de Dezembro com os jogos da primeira eliminatória (dezasseis-avos de final) e a final no dia 22 de Abril de 2023.

Sobre a proposta, a única equipa que já reagiu foi o Atlântico, do segundo escalão do grupo de São Filipe.

Em resposta ao comunicado da Associação Regional de Futebol do Fogo, o presidente do Atlântico Bruno Teixeira, disse que já tomou conhecimento, mas que estranha ver toda a documentação da “planificação das atividades desportivas bem alinhadas, sabendo que o mandato expirou há mais de três anos e onde houve uma prorrogação ilegal para prosseguir com as atividades desportivas da época 2021/22”.

Este estranha ainda que sejam convocados os clubes para uma reunião para discutir a planificação da época desportiva 2022/23 e só depois marcar uma assembleia-geral para eleição.

“O que exigimos como membro desta Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF) é a marcação da eleição e através das candidaturas apresentadas, os clubes (…) escolherão a direção para assumir os compromissos e as atividades da ARFF para época 2022/23 e numa nova assembleia discutir as propostas de atividades”, disse Bruno Teixeira, lembrando que quem deve enviar convocatória para os clubes é a mesa da Assembleia-Geral da ARFF.

O atual presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Fernandes Pires já fez saber que se recandidata a um novo mandato à frente deste organismo que gere o futebol na ilha do Fogo.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest