Fogo: Pedro Pires aposta em “continuar a fazer mais e melhor” e João Domingos na “organização do futebol”

Os dois candidatos aos órgãos sociais da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF), Pedro Pires, e João Domingos, estão a ultimar as suas listas confiantes na vitória na eleição do próximo dia 15.

O atual presidente da direção da ARFF, Pedro Pires, cujo mandato expirou há alguns anos, mas que devido a situação da pandemia viu o mandato revogado, é um dos candidatos à sua própria sucessão, apostando-se em continuar a fazer “mais e melhor” para o futebol da ilha, mostrando-se confiante numa “vitória tranquila”.

Pedro Pires, que pretende continuar a dar o seu contributo para o desenvolvimento do futebol na ilha do Fogo, reconheceu na sua plataforma eleitoral que nos “últimos tempos houve ganhos consideráveis, como o autocarro conseguido junto da Federação e a influência exercida junto da FCF para que através dos programas da FIFA pudesse contemplar São Filipe com um novo relvado, orçado em mais de 40 mil contos”.

Com o lema “continuar a fazer, mais e melhor”, Pedro Pires quer consolidar os ganhos alcançados e melhorar e aperfeiçoar a gestão do futebol face ao contexto atual.

A criação de um espaço próprio para funcionamento da Associação e profissionalização de um secretário da associação, instituição de um espaço mensal de diálogo, informatização dos serviços, criação de um website, rever e melhorar a gestão do autocarro e mobilização de parceiros são as ações previstas para a organização e boa governação.

Colaborar com as autoridades municipais e nacionais na definição de políticas de preservação e reabilitação das infraestruturas existentes, formação de treinadores, árbitros, massagistas dirigentes, também fazem parte da plataforma eleitoral.

Alargamento do quadro competitivo, com introdução de novas modalidades, uma maior atenção ao futebol feminino e às escolas de iniciação são outras apostas de Pedro Pires, que, em entrevista à Rádio de Cabo Verde, diz ter “uma larga maioria de apoio dos clubes”, sublinhando que dos 22 clubes do primeiro e segundo escalões, apenas dois não estão alinhados com a sua candidatura.

O outro candidato às eleições dos órgãos sociais da ARFF é o antigo árbitro de futebol João Domingos, que aposta na organização do futebol como trunfo para derrotar o seu adversário que há vários anos dirige a Associação Regional de Futebol do Fogo.

Em entrevista ao programa desportivo da Rádio de Cabo Verde, João Domingos avança que o futebol na ilha do Fogo precisa de uma mudança profunda na sua organização, razão pela qual aposta na organização, sobretudo dos jogos da segunda divisão, mas também conseguir uma sede que será decisiva para organizar os arquivos da associação que hoje não existe.

João Domingos disse que vai trabalhar com outras instituições na mobilização de espaço para a sede da ARFF, onde as equipas podem deslocar-se para tratar os assuntos administrativos relacionados com o futebol.

O candidato defendeu ainda a necessidade de avançar na melhoria da organização e realização de jogos, na questão dos transportes, na formação, na premiação, sublinhando que caso vença as eleições, a associação terá um relacionamento aberto com todas as instituições.

“Lidero a melhor equipa e com pessoas formadas. Das 22 equipas existentes, a maioria está comigo e acredito que vou ganhar as eleições com margem folgada porque todos estão conscientes de que há uma necessidade de mudar o futebol na ilha do Fogo”, disse João Domingos.

As duas candidaturas devem formalizar as suas listas até o próximo dia 12 de Outubro, dando assim tempo a comissão eleitoral para analisar as listas e propor correção de eventuais anomalias.

Ao todo estão inscritas na Associação Regional de Futebol do Fogo 22 equipas, sendo dez do primeiro escalão e 12 do segundo escalão e são os seus dirigentes que vão escolher os novos órgãos sociais da ARFF, sendo que cada equipa pode participar na assembleia-geral eletiva com três dirigentes, mas tem direito a um único voto.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest