
Sexta-feira, 9 de Junho, 2023
O avançado internacional cabo-verdiano Euclides Tavares Andrade, conhecido no mundo de futebol por “Clé”, marcou esta sexta-feira, 31, na vitória dos Belenenses sobre o Lank Vilaverdense, por 2-0, no arranque da fase de subida da Liga 3, em Portugal.
Clé inaugurou o marcador aos 26 minutos, depois de um passe de Hélio Cruz, também de nacionalidade cabo-verdiana, conseguindo o seu sétimo golo na competição, em 22 jogos.
“O cabo-verdiano atirou rasteiro e cruzado para o único golo do primeiro tempo”, descreve o jornal desportivo Abola, referindo que aos 90+1, Clé ainda alcançaria o bis, quando resultado era de 2-0, mas o lance foi invalidado após intervenção do vídeo árbitro.
No lado do Lank Vilaverdense, actuou o internacional cabo-vediano Yannick Semedo, que em Cabo Verde representou o Celtic da Praia.
Clé é internacional cabo-verdiano pelas seleções de base (sub-19 e sub-20) e esteve no combinado de jogadores residentes nos jogos de pré-eliminatória para o CAN’2020.
Em 2021 foi convocado pelo selecionador Bubista para os jogos de eliminatórias para o Mundial 2022 contra a Libéria, mas foi não foi utilizado.
Nascido na localidade de Cancelo, em Santa Cruz, no interior de Santiago, Clé foi descoberto pelo professor Ambrósio, da Esperança de Calheta, para o mundo do futebol.
Da Calheta, teve de se deslocar para o município do Tarrafal para representar o Beira-Mar, no Regional de Santiago Norte, onde, na sua primeira época, apontou 15 golos.
Mas antes, já tinha dado nas vistas também quando conquistou o título do melhor marcador dos sub-17, em Santiago Sul.
Considerado o melhor jogador dos sub-19, aquando da sua vitória no Campeonato de Cabo Verde ao serviço da Esperança da Calheta, Clé foi contratado pelo Boavista e na sua primeira aparição num clube da capital foi eleito melhor marcador da Taça dos Campeões.
Em Portugal, antes do Belenenses, representou o Oliveira de Hospital.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv