Marina do Mindelo preparada para receber regata ARC+ que escolhe esta paragem pela décima vez

A Marina do Mindelo recebe a partir de hoje mais uma edição da regata ARC+ que escolheu a ilha de São Vicente como paragem pela décima vez e chega com 93 barcos de diversas nacionalidades.

A previsão de chegada da regata deveria ser nesta sexta-feira, 11, mas o primeiro barco atracou na manhã de hoje, na Marina do Mindelo, o que deixa a diretora de Operações Gerais da Marina do Mindelo, Jaqueline Gomes, “muito satisfeita”.

Isto porque, tal como a mesma fonte avançou à Inforpress, desta feita, que é a décima vez, traz a São Vicente 93 iates, entre os quais 22 catamarans, barcos maiores, e restantes monocoques, menor porte, com um total de 423 pessoas.

“Estamos muito contentes, e neste ano vamos tentar os receber de uma forma diferente, promovendo essencialmente os produtos nacionais”, explicou Jaqueline Gomes, adiantando que durante a estada da regata, de 11 a 18 de Novembro, contam ter, na marina, exposições de artesãos locais, música tradicional ao vivo e ainda outros fornecedores locais a divulgarem os seus produtos.

A diretora das operações acredita que o ideal seria conciliar a permanência da regata, que faz a travessia do Atlântico, com o período da Feira de Artesanato e Design – Urdi, programado para iniciar no final do mês, e mostrar ainda mais as potencialidades do País. Algo que espera ser possível, quem sabe, num futuro próximo.

Por agora, a responsável dá-se por satisfeita por ver os impactos e a dinâmica que estes visitantes trazem à cidade do Mindelo, normalmente, por cerca de uma semana, ao consumir serviços como de restaurantes, bares, mini-mercados, lavandarias, oficinas e várias outras áreas de prestação de serviço.

A regata ARC+, que faz a travessia Las Palmas (Canárias), Mindelo (Cabo Verde) e Granada (Caribe), teve largada no último domingo, 06, com 105, mas, com 93 chegando à São Vicente de nacionalidades como americana, alemã, finlandesa, inglesa, holandesa, italiana, dinamarquesa e um único de nacionalidade portuguesa. Entre os velejadores estão 39 crianças.

Contudo, esta não é o primeiro grupo de barcos que chega à Marina do Mindelo na alta temporada de 2022, sendo que nos últimos dias a baía esteve enfeitada por embarcações da regata francesa Rally Iles du Soleil, a primeira a escolher São Vicente como paragem, desde 2006, e desta feita o fez com 28 veleiros e que deixaram a ilha nesta quarta-feira, 09.

Por isso, Jaqueline Gomes considerou ser “muito importante” a vinda destas regatas, uma vez que, além da movimentação na economia, têm incentivado outros barcos independentes a aportar no Porto Grande, uma procura que, asseverou, tem aumentado a cada ano.

“Através dessas regatas vemos que há várias pessoas que as seguem, e sabem que fazem o percurso passando por aqui, o que faz as coisas fluírem, mostrando que temos capacidade e condições de receber qualquer um que chegue”, sublinhou, enumerando, que além de Soleil, ARC+, a marina recebeu neste ano mais três regatas, Expedição Lusitana, Viking e Globe 40.

E desde já, segundo a mesma fonte, têm previsão para receber mais regatas em 2023 e ter oportunidade de divulgar ainda mais Cabo Verde e a sua cultura.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest