Ministro reitera importância dos Jogos Escolares para desenvolvimento do desporto e da sociedade

O ministro do Desporto, Carlos Monteiro, reiterou hoje, na Cidade Velha, a importância dos Jogos Escolares para o desenvolvimento do desporto e da sociedade cabo-verdiana.

A afirmação foi feita na cerimónia de encerramento da quinta edição dos Jogos Escolares, promovida pela Delegação do Ministério da Educação da Ribeira Grande de Santiago, sob o lema “para uma vida saudável, pratique o desporto”.

“A importância que damos ao desporto e a qualquer outro subsistema do sector tem de ser por igual e o desporto escolar é importantíssimo para aquilo que é o desenvolvimento do desporto e da sociedade cabo-verdiana”, explicou o ministro acrescentando que o desporto está ligado à saúde e ao estilo de vida saudável.

“Se o tornarmos um hábito, desde criança, Cabo Verde vai ter, no futuro, muito menos gastos com a saúde, e, por isso, o hábito de uma vida saudável é fundamental”, precisou.

Neste sentido, avançou que os Jogos Escolares têm de ser “reforçados” para passar essa mensagem de disciplina, respeito pela regra e ética, por forma a que as crianças e os adolescentes possam colocá-las em prática na sociedade.

Por sua vez, a delegada da Educação na Ribeira Grande de Santiago, Ernestina Rocha disse que o evento conseguiu alcançar os objetivos previstos e que todas a atividades decorreram “tranquilamente”, contando com a parceria do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e da edilidade ribeira-grandense.

“Foi um grande desafio por causa da paragem de dois anos, devido à pandemia, mas a partir deste ano vamos continuar com o objetivo de promover nos alunos os principais valores do desporto”, notou a responsável.

A quinta edição de Jogos Escolares da Ribeira Grande de Santiago, que vinha decorrendo desde 19 de Março, contou com a participação de quase uma centena de alunos dos quatro agrupamentos no município, nomeadamente, Salineiro, Porto Mosquito, São Martinho e Pico Leão.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest