Mosteiros: Governo valoriza infraestrutura desportiva e promete engajamento na segunda fase, diz secretário de Estado

O Governo valoriza a infraestrutura desportiva de Ribeira do Ilhéu, que é “um esforço da câmara com forte apoio de emigrantes” nos EUA, e assegura o seu engajamento na segunda fase deste projeto, declarou Lourenço Lopes.

O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, que representa o Governo nas festividades do Dia do Município de Mosteiros, anunciou o engajamento do governo momentos depois da inauguração do Estádio Alírio Lopes de Pina, em Ribeira do Ilhéu, cuja execução foi suportada pelos fundos municipais e comparticipação dos emigrantes.

“Haverá um engajamento do Governo de Cabo Verde na segunda fase do projeto”, disse Lourenço Lopes, acentuando que a garantia resultou da abordagem com o ministro da Juventude e Desporto e com o primeiro-ministro.

O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro observou ainda que o Governo age com determinados princípios e que a prioridade é garantir que em cada município haja um campo relvado, destacando que Mosteiros já tinha um campo relvado.

“O Governo reconhece o esforço realizado pela câmara, mas também o contributo de Alírio Lopes de Pina para o desenvolvimento desportivo, cultural e social e vamos ter um engajamento na segunda fase das obras do estádio de Ribeira do Ilhéu”, aludiu Lourenço Lopes.

O governante referiu que é com “grande satisfação” que representou o Governo na inauguração do estádio Alírio Lopes de Pina na “emblemática” localidade de Ribeira do Ilhéu, frisando que o Governo reconhece Alírio como uma “grande referência humana”.

Da mesma forma, o reconhecimento para alguém, como disse, que, em tempos difíceis, deu um “contributo decisivo e inestimável” para a sua localidade, para Mosteiros e para a ilha em áreas como o desporto e a cultura, sem esquecer do seu contributo na ligação do centro do município com a localidade de Ribeira do Ilhéu.

“Esta é uma obra importante para a juventude Ribeira do Ilhéu e de toda a zona norte de Mosteiros e do município de São Filipe e irá contribuir para a inclusão dos jovens e para o desenvolvimento do desporto na ilha, particularmente, no município de Mosteiros”, destacou.

O secretário de Estado Adjunto salientou que, “não obstante os tempos difíceis” vividos, o Governo não deixou de se relacionar bem com os municípios, garantindo as transferências previstas na lei.

Em relação a Mosteiros disse que tem havido “engajamento importante”, apontando como exemplos a requalificação da orla marítima do Beco, a estrada que liga Relva a Praia Cais e a requalificação urbana em zonas importantes do município.

Segundo o mesmo, o Governo age com princípios e os princípios são de complementaridade entre o Poder Central e o Poder Local, sublinhando que é este o caminho que deve ser seguido, “o de parceria, partilha e cooperação”.

Hoje, o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro participa na sessão solene comemorativa do Dia do Município.

Durante a sessão solene da Assembleia Municipal, a câmara vai homenagear o antigo presidente da Câmara Municipal, Carlos Fernandinho Teixeira, num acto a ser presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves.

Esta homenagem é o reconhecimento dos “relevantes serviços prestados ao município, do empenho e do excepcional espírito de abnegação com que Fernandinho Teixeira desempenhou as funções de presidente da câmara, entre 2002 e 2020.”

Para o segundo dia das festas do município de Mosteiros 2022, destacam-se ainda a prova de ciclismo, o início da corrida de Cavalos, a gala do emigrante e o concurso de beleza Miss Mosteiros 2022.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us