PR elogia Académica do Mindelo pela “ousadia, esforço e nível de competitividade”

O Presidente da República, José Maria Neves, visitou esta quinta-feira, 21, a sede da equipa campeã do nacional de futebol, a Académica do Mindelo, a quem fez rasgados elogios pela “ousadia, esforço e nível de competitividade”.

José Maria Neves, que se encontrou com a direção do clube por cerca de meia hora, garantiu à imprensa no fim da visita ter ficado “muito contente” com a retoma do campeonato nacional e com a vitória de Académica do Mindelo, que considerou ser uma “grande equipa” de São Vicente e de Cabo Verde.

“Pela sua ousadia, pelo esforço, pelo nível de competitividade e é isso que precisamos como referência em Cabo Verde”, sublinhou a mesma fonte, para quem essa atitude é precisa em todos os domínios, desportivo, cultural, empresarial e no político.

Para o chefe de Estado, mostra-se necessário “suar a camisola e ganhar”, uma vez que, asseverou, “os tempos estão difíceis em Cabo Verde e mostra-se preciso ter essa perspetiva de muito trabalho e de focar naquilo que se está a fazer para avançar”.

José Maria Neves elogiou ainda o plano da Académica de construir um complexo desportivo, cujo projeto, orçado em cerca de 500 mil contos, foi lhe apresentado durante a visita.

Algo, que, segundo a mesma fonte, mostra a intenção do trabalho pouco a pouco com a intenção de se tornar o desporto numa indústria, “muito importante para o crescimento e desenvolvimento espiritual de Cabo Verde”.

O presidente da Académica, Manuel Cabral, por seu lado, disse ser com “muita alegria” que recebeu o chefe de Estado, que na sua passagem por São Vicente dignou passar pela sede da equipa.

O responsável vê com bons olhos a ideia avançada pelo Presidente da República de se profissionalizar o desporto no País, mas, sustentou, é preciso arranjar financiamento para tal objetivo.

“Porque numa ilha como São Vicente, que tem muita dificuldade, é um grande sacrifício dar aos jogadores alguma gratificação, é um esforço enorme”, lançou, pedindo ajuda do Governo e de instituições do desporto nacional para enveredar por esse rumo.

A Académica do Mindelo pretende construir uma nova sede, incluindo um centro de estágio, espaços comerciais e bloco de apartamentos, que já tem terreno identificado em Ribeira de Julião, faltando por agora a mobilização de financiamento.

A equipa, depois de alguns anos de jejum, conseguiu vencer mais um campeonato nacional em futebol masculino ao derrotar na final a equipa da Palmeira por 1-0 no dia 09 de Julho.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest