Santiago Norte: PN deteve 49 pessoas e apreendeu cinco armas de fogo entre o Natal e Fim de Ano

O Comando Regional da Polícia Nacional (PN) de Santiago Norte fez esta quinta-feira, 05, um balanço “altamente positivo” das festividades de Natal e Fim de Ano, destacando a detenção de 49 pessoas e apreensão de cinco armas de fogo.

Em conferência de imprensa, o comandante regional da PN de Santiago Norte, intendente Estêvão Tavares, sublinhou que tudo isso se deveu ao “Plano Operacional de Natal e Fim do Ano” montado pelas seis esquadras da região Santiago Norte (Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal) que vem vigorando desde o dia 15 de Dezembro e que culminou esta quarta-feira,04.

Relativamente às detenções, especificou que as 49 pessoas detidas e encaminhadas para o Ministério Público (MP) foram por condução sob efeito do álcool, por falta de habilitação legal para conduzir, posse de armas e por transgressões diversas.

De acordo com o responsável daquela força de segurança, foram ainda conduzidos 155 indivíduos para a esquadra para efeito de identificação, tendo sido apreendidas cinco armas de fogo, sendo três convencionais e dois de fabrico artesanal “boca bedju”, 28 munições e 19 armas brancas.

Quanto ao trânsito, informou que a PN fiscalizou 2.836 viaturas, tendo detetado um condutor a conduzir sob efeito do álcool e três indivíduos por condução ilegal, aplicou 57 coimas, totalizando 1.180 contos.

Ainda no âmbito da segurança rodoviária, a PN que contou com 188 efetivos na rua dia e noite registou 25 acidentes ligeiros e com 21 feridos leves ligeiros e sete veículos apreendidos, dos quais três do Estado.

O comandante realçou ainda que durante a execução do referido plano, a PN deu cobertura nas atividades culturais desenvolvidas nos seis municípios, no festival “Batuco Fincado na tereru – Maior tereru di Batuku do Mundo”, em Assomada, Santa Catarina, e nos Conselhos de Ministros realizados em Santa Catarina e Santa Cruz, tendo as atividades decorrido em “muita tranquilidade, muita paz e muito civismo”.

“Este resultado foi graças ao civismo da população, do envolvimento de todos os efetivos do Comando Regional da PN de Santiago Norte, e dos parceiros como câmaras municipais, Ministério Público, Polícia Judiciaria, Proteção Civil e Bombeiros, e igrejas”, enfatizou o intendente Estêvão Tavares.

Na ocasião, Estêvão Tavares notou que contrariamente ao Natal e Fim de Ano de 2021 que foram registadas duas mortes nas estradas e um homicídio, congratulando-se com o facto de não terem registado nenhum “crime relevante” ou contra integridade física.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest