Santiago Sul: Associação comemora Dia da Mulher Cabo-verdiana com homenagem a pugilistas

A Associação Regional de Boxe de Santiago Sul comemorou hoje o Dia da Mulher Cabo-verdiana, 27 de Março, e o Mês da Mulher com um conjunto de actividades para homenagear as mulheres pugilistas da região.

“Tendo em conta o Dia da Mulher Cabo-verdiana e o Março Mês da Mulher, como temos várias mulheres pugilistas, resolvemos fazer uma actividade com várias escolas em homenagem a elas”, explicou à Inforpress o presidente da Associação Regional de Boxe de Santiago Sul, Jorge Mendes.

Segundo este responsável, trata-se simplesmente de uma demonstração e um pequeno convívio entre as pugilistas por forma a também se conhecerem umas às outras, tendo em conta que algumas são novas no mundo do boxe.

Jorge Mendes disse ainda que a participação das mulheres no boxe em Santiago Sul já melhorou bastante e que agora há um número razoável de mulheres pugilistas.

“Esperamos que venham ter ainda mais praticantes e que mais tarde venhamos a ter bons pugilistas. Contabilizamos cerca de 35 mulheres pugilistas em Santiago Sul”, afirmou, completando que o maior desafio da modalidade na região tem a ver com a falta de recursos.

O presidente da Associação Regional de Boxe de Santiago Sul disse também que a modalidade é praticada na região apenas com as verbas que são disponibilizadas pela Câmara Municipal da Praia e pelo Instituto do Desporto e Juventude (IDJ).

“É uma verba insuficiente. Ainda não temos comparticipação de pessoas individuais. Mas, dentro das nossas possibilidades, fazemos todos os esforços para termos competições”, finalizou.

O Dia da Mulher Cabo-verdiana corresponde ao dia do surgimento da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), Organização das Mulheres de Cabo Verde, em 1981.

A comemoração da data visa promover o bem-estar social, económico e cultural da mulher, sendo que o objectivo maior é a protecção das famílias e da sociedade cabo-verdiana em geral, através da defesa e promoção dos direitos da mulher.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest