
Sexta-feira, 8 de Dezembro, 2023
Sob o lema “Passados complexos, futuros diversos”, este evento tem como tema central Cidade Velha e é promovido pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS/UÈ), Portugal, de acordo com uma nota divulgada na página do Facebook do Instituto do Património Cultural (IPC).
Cidade Velha foi proclamada, em 2007, uma das Sete Maravilhas de origem Portuguesa no Mundo e, em 2009, classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade.
Todavia, no que à gestão patrimonial do sítio respeita, segundo a CIDEHUS, “são visíveis algumas lacunas” que “obstam à sua plena fruição e inteligibilidade”.
Através deste seminário online, no qual participam investigadores, decisores políticos, técnicos do património e representantes da população do sítio local, pretende-se diagnosticar esses problemas e apresentar propostas.
“O evento pretende fazer o diagnóstico do estado actual do sítio, com realce para a análise de questões como as dissonâncias urbanísticas e dificuldades na sua gestão, mormente o alheamento da população local”, lê-se na nota.
Pretende-se assim que este seminário online seja uma oportunidade de reflexão sobre acções futuras visando a salvaguarda do sítio.
O IPC estará representado pelo coordenador do Gabinete Cidade Velha, Cláudio Ramos.
O evento, que ocorre na terça-feira, 20, pelas 14:00, terá transmissão em directo via Facebook.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovado pela Unesco no ano seguinte.
O CIDEHUS/UÉ é uma unidade de investigação, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que se propõe promover projectos interdisciplinares no domínio das Ciências Humanas e Sociais.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv