Dia Olímpico celebrado em cinco ilhas com várias atividades

Santiago, São Vicente, Fogo, Maio e Santo Antão são as ilhas escolhidas pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano para acolher as atividades que decorrem até o próximo domingo, 26.

O Dia Olímpico, celebrado a 23 de junho, é assinalado pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano com mais de vinte atividades desportivas em cinco ilhas.

Santiago, São Vicente, Fogo, Maio e Santo Antão são as ilhas que acolhem as atividades como corrida olímpica, passagem da tocha, conversa aberta e festivais desportivos que decorrem até o próximo domingo, 26.

De acordo com a programação, as comemorações arrancaram nesta terça-feira, 21, no Liceu Chão Bom do Agrupamento II do Tarrafal, onde estiveram presentes 100 participantes.

As atividades prosseguem nesta quinta-feira, 23, com uma conversa aberta “Desporto na prevenção da Criminalidade” na cidade da Praia, que contará com a presença do atleta olímpico que representa o Sporting Clube de Portugal, Marco Fortes, o ex-campeão nacional de boxe e criador do projeto Believe, Walter Barros, e o presidente da Associação de Futebol da Achada Grande Trás, Edmilson Garcia, que irá falar de temas como “Fugir da delinquência através do Desporto” e “Os Benefícios do Desporto na comunidade”.

Na tarde desta sexta-feira, 24, acontece a Corrida da Tocha pela Paz coorganizada pela Federação Cabo-verdiana de Atletismo e Associação Regional de Atletismo.

“Esta será uma corrida simbólica onde atletas olímpicos e paralímpicos cabo-verdianos irão parar em vários pontos de referência da cidade da Praia, onde passarão a tocha a ilustres representantes, que após proferirem algumas palavras, passarão a tocha a um outro atleta, que prosseguirá a marcha”, diz um comunicado do COC.

Assembleia Nacional, Sede das Nações Unidas, Embaixada da União Europeia, Palácio do Governo, Câmara Municipal da Praia, Embaixada da França e Presidência da República, onde a tocha será entregue ao Presidente da República, José Maria Neves, são as instituições por onde os atletas irão passar.

António dos Santos, Ludmila Varela, Suzanna Barros, Sifonelo Borges, Nilson Pires e Isménia Frederico são os atletas que vão participar da Corrida da Tocha pela Paz.

No Sábado, 25, o Memorial Amílcar Cabral, na Várzea, acolhe o OlympicRum direcionada para as crianças. “A expectativa é ter cerca de 200 crianças nesta corrida, das mais diversas escolas da região da Praia. Esta corrida é uma oportunidade única de passar o espírito do olimpismo aos mais jovens”, diz o mesmo comunicado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest