- Inforpress, Notícias, Sociedade
- Abril 20, 2021
- 4:02 pm
Djam Neguin promove iniciativa “Menos Álcool, mais dança” para assinalar Dia Mundial da Dança

Em conferência de imprensa, o bailarino explicou que a ideia é realizar um conjunto de actividades para promover a prática da dança, incitando as pessoas a olharem para a dança como uma expressão artística, capaz de “colocar o ser humano em criação e em movimento”.
“Acreditamos que todas as actividades que têm esta potencialidade podem ser interessantes e podem proporcionar aos praticantes mais bem-estar físico, mental e emocional e fazer com que haja menos necessidade de procurarem outras maneiras de fugir à realidade”, disse, sublinhando que quem vive no mundo da dança está apta a declinar o convite para usar substâncias psicoactivas.
Ao envolver a população em actividades positivas, prosseguiu, estarão a contribuir para que o risco de consumo do álcool diminua.
De acordo com a programação, que arrancou no dia 17 com uma aula aberta de dança, no dia 24 está previsto um workshop de dança contemporânea no município de São Domingos.
Os dias 26 e 27 serão dedicados ao lançamento da Rede de dança das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o dia 28 será dedicado a uma ‘live’ com participação de quatro bailarinos da diáspora cabo-verdiana.
No dia mundial da dança, 29, está previsto um seminário ‘online’ sobre “que futuro para a dança em Cabo Verde”.
“O objectivo é discutir quais são as problemáticas, os desafios, as soluções e perspectivas para a dança em Cabo Verde, no contexto pandémico e no futuro, e qual é o nosso papel enquanto bailarinos, coreógrafos e promotores no sentido de contribuir para que a dança não morra e ganhe uma nova dinâmica”, explicou.
Inforpress/Fim