Alfândega está a trabalhar na fiscalização para tomar medidas sobre despacho das pequenas encomendas, diz diretor-geral

O diretor-geral das Alfândegas, Osvaldo Rocha, garantiu esta terça-feira, 08, que a instituição está a trabalhar na fiscalização para tomar medidas no sentido de facilitar a vida dos cabo-verdianos, com o lançamento do Documento Único de Pagamento – DUC.

Osvaldo Rocha fez esta afirmação em declarações à imprensa, à margem da sessão de apresentação pública do Sistema de Efetivação de Pagamento nas Alfândegas, ao ser questionado sobre as reclamações que os utentes estão a fazer nesses dias sobre o aumento do preço para a retirada das pequenas encomendas.

Este responsável explicou que muitas vezes o pagamento é maior valor porque a maioria das mercadorias é de carácter comercial e o preço altera conforme o volume.

“Muitas vezes, as mercadorias chegam de uma forma volumosa e requer avaliação e depois disto é que tomamos a decisão como o cliente vai pagar, e sempre existe descontentamento das pessoas no que tange o valor do pagamento”, esclareceu.

Acrescentou ainda que a Alfândega está a averiguar e monitorizar todos os sectores que lidam com o despacho das grandes e pequenas encomendas no sentido de proteger e facilitar a vida dos cidadãos.

Osvaldo Rocha lembrou que recentemente foi lançada a gestão das encomendas, que passa a ser feita através dos transitários, que as recebe no país de origem e fazem toda a movimentação e todo esse expediente que neste momento os utentes fazem e a encomenda é levada ao domicílio do utente, seja lá onde estiver, em qualquer parte do país.

“Antes, os utentes vinham de vários concelhos para fazer o levantamento das suas mercadorias, e agora é mais fácil e célere de ter as suas mercadorias”, apontou.

A Alfândega é uma instituição governamental responsável pela cobrança dos tributos alfandegários e pelo controle de movimentos de entradas e saídas de mercadorias. A cobrança é efetuada a partir de vários mecanismos ou canais, alguns, modernos e eficientes, nomeadamente, o POS e transferências bancárias.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest