ANAS recebe da Associação Cabo-verdiana de Amiens maletas de controlo da qualidade de água

A Associação Cabo-Verdiana de Amiens (ACVA), da França, entregou hoje, na Cidade da Praia, cinco maletas de controlo de qualidade de águas à Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS).

Águas de Boa Vista, Águas de Ponta Preta, Águas do Maio e Águas de Santiago, com duas maletas, são as operadoras a serem contempladas com esse equipamento de controle da água potável.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da ACVA, Simão Moreira, disse que além dessa doação, a associação vai realizar, nos próximos três anos, acções de formação para os técnicos cabo-verdianos, a serem ministradas em França.

Para além deste projecto com a ANAS, Simão Moreira informou que a ACVA instalou painéis solares na Escola Técnica de Santa Catarina, no interior de Santiago.

A administradora executiva da Agência Nacional de Água e Saneamento, Marize Gominho, considerou que esses equipamentos vão ser de “extrema utilidade”, uma vez que, por serem móveis, permitirão técnicos fazerem a análise da água no terreno.

“Será uma grande valia, Cabo Verde não tem chovido, toda a fonte de água é essencial e, neste momento, o Governo tem apostado na reutilização de águas residuais tratadas para rega”, notou Marize Gominho, perspectivando que os equipamentos vão ajudar na distribuição e água de qualidade.

A entrega deste equipamento insere-se na quinta sessão de capacitação de técnicos nacionais no domínio das águas residuais, que visa formar e preparar todos os técnicos que trabalhem nesta área.

As formações, previstas para 2022, 2023 e 2024, contam com o financiamento da ACVA e serão implementadas pela ANAS.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest