
Quarta-feira, 29 de Março, 2023
O armador de pesca João da Luz, residente no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, pediu hoje ao Governo a adoção de um programa de apoio aos operadores de pesca artesanais e semi-industriais.
À semelhança do que se verifica com outras classes profissionais, como criadores de gado e agricultores, em situação de seca, este armador entende que o Governo deveria também apoiar as famílias que vivem da pesca, numa altura em que não tem havido, “há meses”, captura do pescado em todas as zonas piscatórias do Porto Novo.
A proposta deste armador surge dois dias depois de o presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Neves, ter alertado para aquilo que considera “um dos piores momentos” do sector pesqueiro neste município, marcado pela ausência de captura “há três meses”.
“Já vamos em três meses em que o setor pesqueiro no Porto Novo viveu seus piores momentos jamais visto a nível de captura. Não há peixe. As embarcações artesanais e semi-industriais saem à pesca e regressam vazios”, avisou à Inforpress este responsável, chamando ainda atenção para a situação das peixeiras.
Atlermiro Neves tem estado também a defender um programa de apoio aos pescadores e peixeiras, cujo sustento depende do mar.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv