
Quarta-feira, 22 de Março, 2023
Cabo Verde Digital realizou esta terça-feira, 20, na capital do País, um workshop “Preparing for a VC conversation” visando com isso equipar as startups e empresas com instrumentos, metodologias e conhecimento para navegar no ecossistema do Venture Capitals (VCs) Internacional.
Em declarações à imprensa, o organizador do evento da Cabo Verde Digital, Milton Cabral, considerou o Venture Capitals como um componente de financiamento importante para qualquer negócio, principalmente no negócio tecnológico que é a vertente fundamental do conhecimento das startups.
“A Cabo Verde Digital tem feito um conjunto de atividades com objetivo de criar uma massa crítica e preparar as startups a chegarem ao investimento. Estando preparado é preciso saber como navegar para ceder aos investimentos, já que há cada vez mais fundos para os países africanos”, disse, ressaltando que Cabo Verde, por fazer parte do continente africano, deve também ceder aos fundos disponíveis.
Milton Cabral realça ainda que o propósito da Cabo Verde Digital é garantir que em 2023 o País tenha empresas cabo-verdianas a ceder a esses fundos e a alavancar o seu negócio.
Para a embaixadora de Cabo Verde Digital, Luci Fonseca, uma cabo-verdiana natural de São Nicolau e que trabalha em São Francisco, nos Estados Unidos da América, numa empresa de capital e risco a que também é sócia, Cabo Verde é um país pequeno com alguns desafios em termos tecnológicos que quer investir mais, pelo que deve saber como encontrar investidores dispostos a investir, através de um fundo global.
“Gostaríamos de ver chegar alguns milhões a Cabo Verde e, por isso, estamos a trabalhar com as empresas cabo-verdianos para poderem saber como chegar aos investidores”, afirma, realçando o trabalho que a Cabo Verde Digital vem fazendo para desenvolver e capacitar os empreendedores tecnológicos.
A primeira edição deste evento , que contou também com a participação de James Joaquim, um cabo-verdiano altamente conceituado na diáspora no domínio do financiamento de startups por VCs, teve como objetivo capacitar e desenvolver competências, tanto técnicas como interpessoais, em matéria de angariação de fundos internacionais através de Venture Capitals.
O Fund$ Academy by CVD é uma iniciativa da Cabo Verde Digital, enquadrada no programa Kode Verde, que visa preparar os empreendedores cabo-verdianos para navegarem no ecossistema de Venture Capitals para mobilizar fundos e introduzir Cabo Verde no ranking de países que recebem investimentos de VCs em África.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv