
Quinta-feira, 7 de Dezembro, 2023
O coordenador do programa Cabo Verde Digital, Milton Cabral, considerou hoje que a cada ano que passa o país tem melhorado a sua participação no evento de inovação e tecnologia Web Summit, em Lisboa.
Em declarações à Inforpress, o coordenador lembrou que Cabo Verde está com uma “presença forte” a cada ano que passa, com o seu stand que gera sempre muita procura de pessoas curiosas que querem conhecer o arquipélago e as startups patentes e saberem o que se está a fazer em termos de tecnologia e saber para onde o país está a caminhar.
“A tendência é melhorar sempre a cada ano, a estrutura que está a atrás da nossa participação aqui em Portugal, por quatro anos consecutivos, mas também em outros lugares, já tem experiência para ir melhorando a cada ano”, frisou.
De acordo com o coordenador do programa Cabo Verde Digital, a cada participação o país traz dez novos startups que adquirem uma nova experiência, explicando que o programa sempre tenta suportar as mesmas com uma formação antes dessa participação, para garantir que trazem todos os instrumentos que precisam para este ambiente e capitalizar o máximo possível.
Nesta edição da Web Summit 2023, em Lisboa, que decorre no Parque das Nações de 13 a 16 de Novembro, o secretário de Estado da Economia Digital é orador em dois painéis, um hoje que já aconteceu sobre “Perspetivas globais sobre regulação”, juntamente com a ministra de Ciência, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sérvia e outro esta quarta-feira, 15.
“Não deixando ninguém para trás: explorando estratégias de transformação digital em todo país” vai ser o tema do painel que também vai contar com a participação diretor Digital do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
“Este ano é diferente, porque o Web Summit convidou-me para ser orador em dois painéis (…) para falar sobre a inclusão e como é que o digital deve avançar na procura de soluções, mas sem deixar as pessoas para trás. É um privilégio muito grande, ter a oportunidade de falar em dois painéis no maior evento de tecnologia do mundo e mostrar exatamente que Cabo Verde é cada vez mais reconhecido por aquilo que tem vindo a fazer.
Pedro Lopes lembrou também que em Maio, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, foi o único orador líder do continente africano convidado na Web Summit do Rio de Janeiro (Brasil).
“É importante dizer que quando nós projetamos um país de futuro, conectamos com cabo-verdianos que pensam mais à frente e cabo-verdianos também inovadores e com o mundo cada vez mais inovador. Por isso temos que deixar uma mensagem que a marca Cabo Verde é também digital, que não somos só praia, música e cultura, mas somos também inovação”, frisou.
Cabo Verde participa com uma delegação de mais de 50 pessoas, incluindo dez startups de base tecnológica.
À margem da Web Summit 2023, o Governo, através do Ministério da Economia Digital, vai realizar no dia 15 de Novembro, quarta-feira, o “Sikabadu Summit”, a ter lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa.
A Web Summit 2023, com o tema “Inteligência Artificial – IA”, considerada uma das maiores feiras de inovação, tecnologia e empreendedorismo, espera a participação de 2.600 startups, 900 investidores e cerca de 70 mil participantes de mais de 160 países.
O evento tecnológico nasceu em 2010, na Irlanda, e passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, em 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv