
Sábado, 3 de Junho, 2023
Um grupo de 10 jovens naturais de Tenerife, nas Ilhas Canárias, encontra-se há três semanas na Cidade da Praia, para a terceira edição de estágios profissionais nas empresas, nos serviços de administração públicas e organizações cabo-verdianas.
Esse intercâmbio profissional é organizado pelo programa Becas África, iniciativa da Câmara de Tenerife, e que conta com a colaboração da Fundação Universitária de Las Palmas para a formação, emprego e desenvolvimento empresarial.
Esses jovens vão estagiar durante cinco meses nas empresas cabo-verdianas, até ao próximo mês de Junho, nas áreas de engenharia de telecomunicações, direito, economia empresarial e educação.
Após a apresentação do programa, o administrador da Fundação Universitária de Las Palmas, Eduardo de Lara, informou que este programa, que visa melhorar a empregabilidade dos jovens licenciados canários está orçado em 300 mil euros.
O responsável esclareceu, por outro, lado, que a primeira edição, lançada em Março de 2000, foi suspensa devido ao surgimento da covid-19 e a que segunda foi realizada de modo não presencial, através de videoconferência, também devido à pandemia.
“Este ano vamos fazê-lo totalmente presencial e esperamos que não aconteça nenhum tipo de anormalidade”, augurou o responsável, informando que alguns estagiários que estiveram em Cabo Verde durante a primeira edição, na altura tiveram que retornar à Espanha, para outros países inseridos nesta cooperação designadamente Gâmbia, Marrocos e Senegal.
Por sua vez, a embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Ana Paredes Pietro, que esteve presente na cerimónia de apresentação do programa, disse que os grandes protagonistas desta iniciativa são os estagiários, que, segunda ela, serão os representantes da Espanha e das ilhas Canárias no arquipélago durante cinco meses.
“Vão ter a oportunidade de conhecer, em primeira mão, a realidade de Cabo Verde, e cada movimento, cada acto, vai ser em representação da Espanha”, notou a diploma, salientando igualmente o intercâmbio empresarial entre os dois países.
O programa está inserido no quadro estratégico plurianual de ações para o desenvolvimento de Tenerife (MEDI 2016-2025), que está estruturado em torno de cinco eixos prioritários, com destaque para o desemprego, que é apontado como um dos principais problemas que a ilha enfrenta.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv