Fogo: Perto de três dezenas de jovens inscritos no Startup Weekend São Filipe 2022

Cerca de 30 jovens da ilha do Fogo estão inscritos para participar na edição de Startup Weekend São Filipe 2022 que decorre nos dias 11, 12 e 13 nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional.

O número de inscrito representa, segundo o responsável da organização não-governamental (ONG) Cheetah Start, responsável pela realização do evento, Márcio Pinto, representa 60 por cento (%) da capacidade máxima a nível de inscrição, observando que a inscrição decorrer até sexta-feira, 11, no gabinete da Pro-Empresa, nas instalações do Centro de Emprego, aconselhando aos interessados a se inscreverem porque o startup pode ser uma experiência gratificante e a organização tem recebido “feedback” e pedidos para repetir em certas localidades.

Para Márcio Pinto esta é a terceira vez que se realiza Startup Weekend em São Filipe, observando que vai ser um evento “muito emocionante, de muito conhecimento e de partilha, acima de tudo” com participação de uma dezena de mentores que são profissionais reconhecidos e que exercem uma atividade, como forma de guiar e orientar os seus participantes, auxiliando-os nas suas ideias e projetos de negócios de modo a estar melhor estruturada.

O tema deste ano do Startup Weekend a nível nacional é a sustentabilidade e com isso, explicou, Márcio Pinto, pretende-se mostrar aos participantes que é possível ter um negócio lucrativo e sustentável e ao mesmo tempo contribuindo para a agenda 2020/30 e com a preocupação com o ambiente.

“Não restringimos nenhuma ideia de negócios, pelo contrário incentivamos, sobretudo no ramo tecnológico que é a tendência de momento”, destacou Márcio Pinto, explicando que os projetos do ramo tecnológico têm maior chance de expansão e a organização quer incentivar os participantes a pensar a nível local e posteriormente expandir os seus negócios a nível nacional.

A abertura do Startup Weekend São Filipe 2022 será presidido pelo diretor executivo de Cheetah Start e facilitador do evento, Samir Pereira, contando com oradores locais e mentores cujas intervenções acontecem no sábado e domingo, dando indicações sobre a forma de abrir negócios.

Márcio Pinto disse que com este evento espera-se dar um “click” em todos os jovens empreendedores que vão participar do Startup Weekend de forma que possam ativar o espírito empreendedor que dispõe de modo que com estas iniciativas possam surgir negócios e criação de novos postos de trabalho.

As três ideias/iniciativas serão destacadas, e segundo Márcio Pinto, a nível de prémio para edição de São Filipe há um prémio escolhido, mas ainda não há garantia e por isso não quis revelar, sublinhando que estão a trabalhar para assegurar o prémio ao primeiro classificado.

Inforpress
 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest