
Quarta-feira, 31 de Maio, 2023
O processo de eletrificação de Chã das Caldeiras, com recurso a energias renováveis, entra na sua fase final com o início, no próximo dia 15, da instalação dos 210 contadores pré-pagos em igual número de residências.
A informação foi avançada hoje pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, que na tarde de hoje vai visitar as obras da construção da casa de baterias da estação/central fotovoltaica da localidade de Chã das Caldeiras, na companhia do ministro dos Transportes e Turismo, Carlos Santos e do Gestor do Fundo de Turismo, Manuel Ribeiro.
Alberto Nunes disse que a construção da casa de baterias, que está sendo executada por uma empresa local, conta com o financiamento do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo no valor de pouco mais de 2.300 contos.
Além disso avançou que os 210 contadores pré-pagos importados do exterior encontram-se na Cidade da Praia, indicando que a empresa responsável pela execução do projeto, a Repower (Energias Renováveis & Eficiência Energética) começa no dia 15 de Maio a proceder à sua instalação para eletrificação de 210 casas, além da iluminação pública.
Alberto Nunes avançou que o Governo, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo, disponibilizou à empresa o valor de 11 mil contos para concluir a eletrificação de Chã das Caldeiras (residências e iluminação publica) e que a mesma só deixará a ilha do Fogo após a conclusão dos trabalhos.
O projeto, recorde-se, tem como objetivo fornecer energia e a sua distribuição para um total de 200 casas e 11 estruturas como escolas, restaurantes, unidades de produção local e estruturas sociais.
O projeto de eletrificação de Chã será híbrido e vai combinar a produção solar (25 kw), storage 100 kw Li-Ion/generator 20 kw – global horizontal irradiation ronda 2027 kWh/m² e todo o desenho do sistema foi elaborado pelo grupo Alemão, INENSUS, especialistas em Sistemas Mini – Grids, em parceria com a gigante Norte Americana, SUNPOWER, sendo que mais de 80 por cento (%) da energia será produzida através de fontes renováveis.
Além de visitar Chã das Caldeiras, o ministro dos Transportes e Turismos e o gestor do Fundo de Turismo vão visitar a Casa dos Pescadores da Baia de Alcatraz para se inteirarem da possibilidade do financiamento da área envolvente, orçado em pouco mais de 21.600 contos e que contempla, de entre outros, a construção de um arrastadouro e abrigo para embarcações de pescas, duas piscinas, lanchonete, área de lazer e espaço arborizado onde se prevê a fixação de 50 coqueiros.
A primeira fase do projeto, financiado pelo Sistema das Nações Unidas através do Fundo de Descentralização e pela autarquia, consistiu na construção da casa dos pescadores, a reabilitação da estrada que liga Monte Vermelho ao porto de desembarque de pescado de Alcatraz e rede de adução de água.
Inforpress