Governo: Cabo submarino EllaLink vai estar funcional este mês

O Governo anunciou hoje que este mês o cabo submarino EllaLink, cuja amarração aconteceu em Fevereiro do ano passado, em Achada Grande Frente, na Cidade da Praia, estará operacional, o que levará à implementação do 5G no País.

Segundo a ministra da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Filomena Gonçalves, com a entrada em funcionamento da “EllaLink Cabo Verde vai entrar “com muita força no mundo digital”.

A porta-voz do Governo fez este anúncio durante a habitual conferência de imprensa para fazer o balanço da reunião do Conselho de Ministros ocorrida esta quinta-feira, na Cidade da Praia.

Na perspectiva da governante, a internet é um “bem essencial”, pelo que o seu acesso com segurança exige que o País melhore a sua rede de fibra óptica.

Para o presidente do conselho de administração da CV Telecom, João Domingos Correia, o cabo EllaLink é um passo “marcante” para a comunicação em Cabo Verde e é o primeiro passo no “hub tecnológico” do arquipélago.

“Tem maior capacidade que todos os cabos existentes, vai securizar a comunicação e ligação de Cabo Verde ao mundo, que não existe neste momento. Neste momento, só temos um único cabo, caso houver algum problema ficamos desligados do mundo e nem internamente poderemos comunicar”, advertira João Domingos Correia.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us