ICIEG: Dados apontam que 23% das cabo-verdianas trabalha da inovação e tecnologia

Vinte de três por cento das mulheres cabo-verdianas trabalham da inovação e tecnologia, apontou hoje, na Praia, a presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Marisa Carvalho.

A informação foi avançada através de videoconferência desde São Vicente, na abertura do Women Talk: “O papel das mulheres na inovação e tecnologia”, organizada pela Coordenação das Nações Unidas no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher e o Dia da Mulher cabo-verdiana.

O objetivo dessa iniciativa é debater o papel das mulheres e meninas na tecnologia, soluções e experiências tecnológicas e trazer alguns modelos que sirvam de inspiração.

De acordo com a responsável, a área da inovação e tecnologia, pela sua particularidade, pode ser usada em prol da intervenção feminina e evitar alguns tipos de violência contra as meninas.

“Achamos que é necessário novas abordagens e demonstrar muito se pode fazer nesta área com grandes potencialidades”, notou.

De acordo com a ONU-Mulheres, trazer mulheres e outros grupos marginalizados para a tecnologia resulta em soluções mais criativas e com maior potencial para inovações que atendam às necessidades das mulheres e promovam a igualdade de género.

O relatório UN Women’s Gender Snapshot 2022, aponta que a exclusão das mulheres do mundo digital eliminou um trilhão de dólares do Produto Interno Bruto de países de baixa e média renda na última década.

Para reverter essa tendência, aponta a mesma fonte, é preciso enfrentar o problema da violência ‘online’, uma vez que, um estudo realizado em 51 países revelou que 38% das mulheres já a experimentaram.

Para a ONU – Mulheres, o desenvolvimento da educação digital e inclusiva e da tecnologia transformadora é um requisito fundamental para um futuro sustentável. –

A sessão de abertura do Women Talk, que aconteceu no Campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade da Praia, foi  presidida pela coordenadora residente interina do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Touza.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest