IGAE suspende actividades de três estabelecimentos em São Filipe por incumprimento de normas

A Inspecção-geral das Actividades Económicas (IGAE) suspendeu na madrugada de hoje três estabelecimentos comerciais na cidade de São Filipe e nas zonas próximas, por incumprimento das normas em vigor.

Por volta das 23:30 de sábado, a equipa de IGAE que se encontrava de visita à ilha, acompanhado de elementos da Polícia Nacional e da Câmara Municipal de São Filipe, realizou uma acção de fiscalização dos estabelecimentos que funcionam à noite e que deviam encerrar antes da meia-noite.

O Inspector-geral da IGAE, Paulo Monteiro, que acompanhou a acção de fiscalização no terreno, que decorreu entre as 23:30 de sábado até às 02:00 da madrugada de hoje, disse que foram suspensos três estabelecimentos, sendo um por falta de alvará, outro por falta de condições sanitárias e um terceiro pela aglomeração de pessoas.

Paulo Monteiro disse que a equipa de fiscalização deparou-se num dos estabelecimentos com uma “enchente” de pessoas, de pé, sem máscaras, num evento em que a própria equipa de fiscalização não teve a possibilidade de certificar se à entrada houve controlo ou não da certificação de vacinas.

“Foi um descontrolo total e tivemos de passar para pôr cobro à situação, num evento que não foi autorizado”, disse Paulo Monteiro, indicando que os proprietários dos estabelecimentos serão notificados e com possibilidade de exercer o contraditório antes de tomada das medidas que se impõe e de acordo com a lei.

A mesma fonte disse ainda que a câmara e a Policia Nacional terão de continuar a fiscalização para ver se estes estabelecimentos vão manter as actividades suspensas até a decisão da IGAE, reconhecendo que a situação não está fácil e que é necessário que a IGAE faça mais deslocações à ilha.

Mas também, finalizou, as autoridades devem fazer mais acções de fiscalização para cumprimento das normas, porque a situação como a encontrada nos estabelecimentos fiscalizados “não podem continuar”.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest