
Sábado, 2 de Dezembro, 2023
O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) já tem renovado o seu certificado da norma ISO 9001:2015, o que na perspetiva da administradora, Joana Flor, reforça a credibilidade do sistema cabo-verdiano de gestão qualidade.
O ato de receção oficial do certificado aconteceu esta segunda-feira, 13, após uma “minuciosa auditoria” conduzida pela reconhecida entidade certificadora, a Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
A ISO 9001:2015 é uma norma internacional que estabelece os critérios para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) e que define os requisitos que uma organização deve cumprir para demonstrar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam consistentemente às necessidades e expectativas dos clientes, bem como os requisitos legais e regulamentares aplicáveis.
A primeira certificação ocorreu durante a pandemia, e três anos depois a instituição é certificada, facto que segundo a administradora, Joana Flor, demonstra que a instituição conseguiu melhorar o seu desempenho.
“Uma instituição que consegue implementar e certificar um sistema de gestão da qualidade numa norma internacional, consegue melhorias no desempenho, dar maior satisfação aos seus clientes, até porque esta norma exige que assim o seja. Que estejamos anualmente a auscultar todos os nossos clientes e parceiros.
Enquanto instituição que vem já fazendo certificações a nível do país temos que dar o exemplo”, disse.
Segundo Joana Flor enquanto entidade que certifica, o IGQPI tem de ser o primeiro a estar certificado para mostrar que este é o caminho de conseguir a qualidade.
Neste sentido, acredita que com esta recertificação, o instituto está melhor posicionado para continuar a liderar os subsistemas da qualidade que são da certificação da normalização.
“Nos já temos implementado uma outra norma que é a ISO 17065 da acreditação. E esta recertificação é uma mais valia por mostrar que sim, que aquilo que nós estamos a fazer em matéria de certificação no país, a nível interno, tem credibilidade internacional”, sustentou.
O acto contou com a presença do ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, que sublinhou a importância crescente que vem sendo dada à qualidade, de uma forma global, e à questão de normas de avaliação de conformidades tendo em conta o seu impacto tanto a nível da competitividade do país como também na melhoria de vida das pessoas de forma geral.
“Quando se fala da qualidade estamos a introduzir também soluções melhores para não só satisfazer as necessidades das pessoas, mas também resolver problemas”, disse enaltecendo a recertificação do IGQPI com a norma ISSO 9001:2015.
Criado em 2014, o IGQPI iniciou experiências pilotos em matéria de certificação, com a certificação de 20 pequenos empreendimentos turísticos no pós-pandemia e a certificação com o HACCP a nível da restauração e produção de queijo.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv