Índice de Preço do Comércio Externo: Preços dos produtos importados aumentaram 2,0% em dezembro de 2022

Os preços dos produtos importados aumentaram 2,0 por cento (%) em Dezembro de 2022, valor superior em 0,9 pontos percentuais (p.p) face ao registado no mês anterior, segundo os dados divulgados hoje, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

O INE indicou que a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 2,9% em Dezembro de 2022, valor superior em 0,7 p.p face ao registado no mês de Novembro.

Quanto à taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca, foi de 0,9%, diminuindo em 0,1 p.p relativamente ao valor observado no mês anterior.

Ainda, segunda a mesma fonte, em Dezembro de 2022, o índice de preços da importação situou-se em 124,2%, registando assim um acréscimo de 2,0%.

Segundo explicou, o aumento dos preços em 0,4% nos Bens de Consumo, justifica-se com a subida dos preços de produtos alimentares primários em 4,5%, completando que o aumento de 6,4% nos Bens Intermédios, justifica-se também com a subida dos preços dos produtos transformados para construção, em 11,0%.

Os dados revelam que o aumento de 2,5% na categoria combustíveis, prende-se com a subida da única subcategoria, tendo, contudo, registado uma diminuição de -3,8% na categoria Bens de Capital que, acrescentou o INE, deve-se à descida dos preços em -4,6% das máquinas.

Já os índices de preços da importação, em termos homólogos, aumentaram 20,4% relativamente a Dezembro de 2021, tendo os índices subjacente e volátil registado um acréscimo de 19,8% e 22,15% respectivamente, em relação ao mesmo período.

Ainda no mês em referência, concluiu o INE, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 90,0%, registando um aumento de 0,8% em relação ao mês anterior.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest