“Kuadrado X” de Keiver Cardoso vence a Startup Weekend Fintech Praia

“Kuadradu X”, projecto da empresa de e-sports em Cabo Verde, do jornalista Keiver Cardoso, foi o vencedor da Startup Weekend Fintech Praia, realizado de 10 a 12 do corrente, em mais uma iniciativa da Business Incubation Center.

A primeira competição profissional está calendarizada ao longo do ano civil do segmento do pro gaming.

Referenciado como o maior evento de empreendedorismo do mundo, a Startup Weekend Fintech voltou à Cidade da Praia, tendo como grande novidade o tema “Tecnologias Financeiras”.

Na maratona de empreendedorismo e inovação de 54 horas em que os participantes foram desafiados a transformar uma ideia de negócio em uma “startup” durante um final de semana, “Kuadradu X” foi considerado o vencedor.

De acordo com Keiver Cardoso, “o projecto da primeira empresa de e-sports em Cabo Verde está dividido em quatro fases”, nomeadamente a implementação do projecto, a sua expansão para todo Cabo Verde, a introdução da aposta (que o mesmo considera ser elemento novidade no mundo do e-sports) e a sua expansão para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Pretende-se com o e-sports um novo segmento de mercado a nível mundial, pois o investimento nesta área tem sido cada vez maior, pois considera-se  urgente descobrir uma nova forma de dinamizar a economia cabo-verdiana, convicto de que o e-sports terá um papel “fundamental” neste processo.

Acredita o promotor que o projecto irá contribuir para diminuir o desemprego jovem, criar cultura gamer e introduzir Cabo Verde e África no mapa dos e-sports.

“Os jogos electrónicos são o futuro da economia mundial e Cabo Verde precisa dar passos firmes para se assentar em África como um dos melhores neste ramo”, referiu Keiver Cardoso para quem “Kuadradu X” é uma empresa de e-sports que visa a promoção, organização e gestão de campeonatos profissionais de jogos electrónicos.

Pretende realizar a primeira competição profissional e calendarizada ao longo do ano civil do segmento do pro gaming.

Além de contribuir para o fortalecimento do ecossistema de Startups da Praia, a organização, Business Incubation Center pretende com esta aposta levar o nome da cidade para o mundo afora enquanto uma oportunidade única de aprendizado, de colocar a mão na massa e fazer networking com outros participantes e mentores.

A Startup Weekend Fintech vai ser realizado em mais seis cidades do país que sediarão os seus próprios eventos, de forma que os campeões de cada cidade participarão de uma final nacional.

O processo de avaliação passa pela votação do público, que decorre de 14 a 20 do corrente, seguido da pontuação (cada compartilha vale dois pontos, cada reacção um ponto) pela avaliação do júri, sendo que os mais votados de cada uma das edições serão avaliados por um júri nacional, com base nos mesmos critérios avaliados durante a Startup Weekend.

O anúncio do vencedor nacional será feito a 28 deste mês.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest