Luanda acolhe I Reunião Conjunta de Ministros da Economia, Comércio e Finanças da CPLP  

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza na sexta-feira, 29, em Luanda (Angola), a I Reunião Conjunta de Ministros da Economia, Comércio e Finanças para debater os desafios e prioridades da cooperação económica.  

De acordo com informações facultadas à Inforpress em Lisboa pela organização, a reunião, que vai contar com a participação do secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, será precedida da Reunião Técnica Preparatória, que ocorre hoje e quinta-feira, 28.

“Os ministros vão centrar o debate no tema ‘Cooperação económico na CPLP: prioridades e desafios’ e proceder à apreciação e aprovação da agenda estratégica para a cooperação económica na CPLP no quinquénio 2022-2027”, referiu a mesma fonte.

O XXVI Conselho de Ministros da CPLP, que ocorreu em Julho de 2021, em Luanda, precedendo a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, decidiu criar um novo objectivo geral da CPLP, denominado “Cooperação económica”.

O Conselho de Ministros encorajou, ainda, os ministros responsáveis pelas áreas do Comércio, da Economia e das Finanças dos Estados-Membros a realizarem uma reunião conjunta, até Julho de 2022, com vista à definição de uma estratégia integrada para a cooperação económica na CPLP.

Também em Luanda, no dia 29, decorre a VII Reunião de Ministros Responsáveis pela Igualdade de Género da CPLP, sob o lema “Empoderamento da mulher para a equidade de género – rumo ao desenvolvimento sustentável”.

Nesta reunião ministerial, precedida hoje pela Reunião de Peritos da Igualdade de Género da CPLP, está prevista a apresentação e aprovação do Plano de Acção 2022-2024, bem como a análise e discussão de uma resolução sobre a equidade do género e o desenvolvimento sustentável.

Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé Príncipe e Timor-Leste são os Estados-membros da CPLP.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us