
Sexta-feira, 1 de Julho, 2022
Mais de 130 agricultores dos diferentes perímetros agrícolas na zona baixa do município do Porto Novo (Lajedim, Ribeira Corujinha, Casa de Meio e Ponte Sul) receberam, até agora, parcelas agrícolas cedidas a título definitivo pelo Estado.
Estes dados foram avançados hoje pelos deputados do Movimento para a Democracia (MpD) eleitos pelo círculo de Santo Antão, que, este domingo, estiveram em contactos com os agricultores destes perímetros para auscultar os seus problemas.
A maior preocupação prende-se com a Casa de Meio onde, há oito meses, o sistema fotovoltaico utilizado na produção de água para rega está inoperante, situação que tem contribuído para o aumento do custo de água para a agricultura, segundo o representante dos lavradores, Hipólito Lima.
Este responsável garantiu à Inforpress que a Associação dos Agricultores em Casa de Meio está a investir na reposição dos painéis solares, tendo já disponibilizado cerca de um milhar de contos para o efeito.
Os deputados, segundo o parlamentar Armindo Luz, aproveitaram para socializar a linha de crédito de 300 milhões de escudos que o Governo de Cabo Verde coloca à disposição dos agricultores, criadores de gado, cooperativas, associações e empresas, para o financiamento de projetos agrícolas.
Com taxa de juros até 3,5 por cento (%), com garantias cobertas pela Pró-Garante em 80%, período de carência de até seis meses (capital e juro) e prazo máximo de pagamento até 10 anos.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv