
Quinta-feira, 30 de Março, 2023
A Morabi Cooperativa encara o 2023 com “grande otimismo” e “forte compromisso” em continuar a reduzir o custo de acesso ao microcrédito às pessoas de baixa renda, disse hoje à Inforpress a presidente do conselho diretivo da cooperativa.
Lina Gonçalves avançou esta informação em entrevista à Inforpress, para falar das perspetivas para 2023 e dos grandes ganhos e resultados que a Morabi Cooperativa obteve em 2022.
A redução do custo de acesso ao microcrédito e o tempo de resposta, através da digitalização dos serviços, segundo a responsável, constituem as grandes apostas para permitir a organização acompanhar as mudanças que se exigem das instituições financeiras na prestação de serviços de forma rápida, inclusiva e a custo reduzido.
Além disso, a presidente do conselho diretivo da Morabi Cooperativa apontou o aumento da inclusão financeira como uma outra prioridade para este ano.
“Queremos que todos os cabo-verdianos tenham igualdade de acesso a serviços que tenham impactos na sua qualidade de vida. A aposta nos micro seguros para cobertura familiar como forma de aumentar a resiliência dos nossos clientes é também uma prioridade para 2023″, assegurou.
Conforme Lina Gonçalves, a maioria das pessoas que procuram a instituição é para criação e expansão de negócios, seguido do crédito para melhoria habitacional.
Atualmente, a Morabi Cooperativa dispõe de linhas de financiamento para negócios, agropecuária, melhoria habitacional, consumo, formações de curta duração e para situações emergenciais.
“Para todos os créditos são exigidos que os solicitantes sejam pessoas de reconhecida idoneidade, que não tenham históricos negativos de pagamentos de créditos e outras dívidas, e que tenham capacidade para reembolsar os créditos”, esclareceu.
Contudo, adiantou ainda que contam neste momento com cerca 400 famílias seguradas num total de mais de 2.000 indivíduos cobertos.
Relativamente ao ano 2022, a presidente da Morabi avançou que registaram um aumento de 30 por cento (%) de procura de crédito comparativamente ao ano anterior, com cerca de 3000 pedidos de créditos, no valor de 350 milhões de escudos, adiantando que a maioria dos pedidos se concentra na Praia, seguido da ilha de São Vicente e restantes ilhas do país.
Por outro lado, apontou que os grandes ganhos e resultados da Morabi Cooperativa em 2022 foram a emissão das primeiras “Social Bonds” (obrigações sociais) de Cabo Verde, que possibilitaram a redução em quase 50% dos juros associados ao microcrédito. E essa redução faz com que o crédito seja mais “inclusivo” e tenha um maior impacto junto dos clientes.
E um outro ganho dessa Social Bonds é que permite a Morabi Cooperativa o tempo de espera em mais de 200%, o que possibilitou a esta organização responder com mais rapidez à demanda dos clientes que pretendiam retomar a sua atividade após a pandemia, em tempo útil.
O 2022 foi também o ano em que a Morabi Cooperativa conseguiu incluir com mais preponderância a comunidade imigrada em Cabo Verde, através de parcerias com as diferentes associações representativas.
Questionada sobre o impacto da pandemia, que fez-se sentir em todos os sectores, Lina Gonçalves adiantou que ela trouxe um “forte impacto” nas atividades da Morabi, com redução de mais de 40% das receitas em 2020 e um aumento considerável do incumprimento de créditos. Mas, o impacto maior, conforme diz, foi junto dos clientes que perderam as suas poupanças e as suas fontes de rendimento.
As pessoas que fazem parte do público alvo da Cooperativa de Poupança e Crédito, conforme Lina Gonçalves, são pessoas individuais, maiores de 18 anos, especialmente mulheres chefes de família, que têm dificuldades de acesso ao sistema bancário tradicional, de onde vem a maioria dos pedidos.
Para além dessas mulheres, a Morabi Cooperativa tem como propósito apoiar no domínio da inclusão social e financeira a pessoas de baixa renda. Atende também os homens, jovens, comerciantes, pessoas assalariadas e microempresários, cujo empreendimento é legal, com projetos que apresentam viabilidade económico-financeira, capacidade de gerar emprego e rendimentos, e que não prejudicam o meio ambiente.
A Morabi Cooperativa está presente nas ilhas de Santiago, Maio, Santo Antão, São Vicente e Sal.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv