
Quinta-feira, 30 de Março, 2023
A ilha da Boa Vista conta a partir desta quarta-feira, 08, com uma peixaria municipal reabilitada e remodelada no âmbito de uma parceria entre o Governo de Cabo Verde e a autarquia local.
O projeto foi co-financiado pelo Governo de Cabo Verde, no valor de cinco mil contos, e pela autarquia local em três mil contos.
Durante intervenção no ato de inauguração o ministro do Mar, Abraão Vicente, agradeceu o empenho da edilidade para que o mercado de peixe tivesse hoje a qualidade que tem após a remodelação.
“Aquilo que vi aqui hoje reabilitado é trabalho de uma câmara municipal que quer muito mais do que uma peixaria para aparecer bonito”, considerou, congratulou-se por esta parceria do Governo e a autarquia para que fosse possível concretizar este projeto.
Conforme o governante, o objetivo de reabilitar uma infraestrutura desta natureza demonstra que há cuidado com a qualidade do peixe, valorização das mulheres, peixeiras e mulheres que lideram este sector.
Por isso, apelou à comunidade ligada às pescas que, ao usufruir do mercado, façam bom uso do mesmo conservando-o para que, daqui a dois anos não se volte a investir na reabilitação do mercado, mas que se venha a investir noutra coisa para acrescentar algo e evoluir o mercado hoje inaugurado.
O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, também se congratulou com a obra que, conforme disse, foi implementada “num contexto crítico” mas congratulou-se com o facto de as peixeiras e pescadores terem sabido tirar proveito deste sector importante para a ilha.
“Este é um pontapé de partida que demos mas queremos muito mais. Já temos um espaço para vendas, mas precisamos de componentes para o apetrechamento da peixaria”, disse o edil boa-vistense que perspetiva a sustentabilidade do sector na ilha da Boa Vista.
Daí que, a seu ver, há que valorizar este sector na ilha, dando-lhe um lugar especial no contexto da valorização económica da ilha.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv