
Terça-feira, 31 de Janeiro, 2023
Os habitantes de Moroços, Espadaná e Matinho, no Planalto Leste, Santo Antão, pediram hoje o reforço do transporte de água para o abastecimento público e para o gado nestas localidades, afectadas pelos pela seca dos últimos anos.
Domingos Amador, porta-voz das populações, alertou hoje para a necessidade de as câmaras municipais nesta ilha envidar esforços com vista a reforçar o transporte de água ao Planalto Leste, onde há comunidades que estão a enfrentar problemas neste aspecto, como é o caso de Espadaná, Moroços e Matinho.
Nos últimos anos, devido à seca, as cisternas comunitárias ficaram vazias, o que acabou por aumentar as dificuldades de água para o consumo público e para o gado nestas comunidades.
Nos últimos anos, Planalto Leste beneficiou de um projecto que consistiu na bombagem de água para o abastecimento às populações, a partir da nascente de Losná, na Ribeira Grande, que, por causa da seca, que fustiga Santo Antão há quatro anos seguidos, diminui o caudal.
Por isso, a Câmara Municipal do Porto Novo tem estado a transportar água a este planalto a partir de auto-tanques.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv