Porto Novo: MAA garante continuidade do programa de apoio aos criadores no transporte de água para o gado

O programa de apoio aos criadores de gado na zona baixa do município do Porto Novo, Santo Antão, vai prosseguir por mais dois meses devido ao “período de seca crítico” que este concelho vive nesta altura.

A garantia foi dada hoje pelo delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo, Joel Barros, que adiantou que entre este ministério e a edilidade porto-novense está a ser preparada uma adenda ao contrato existente para a continuidade do programa por mais dois meses.

O programa de apoio aos criadores de gado na zona baixa do concelho (Morro Tubarão, Aureliano, Ribeira Brava) tem “o suporte financeiro” da Organização das Nações Unidas para Agricultura (FAO) e é executado pela Câmara Municipal do Porto Novo, através do transporte gratuito de água para os animais, no âmbito de um contrato com o MAA.

Além disso, Joel Barros disse à Inforpress que, já em Agosto, se prevê a conclusão do projeto de abeberamento do gado na Ribeira Brava, que vai disponibilizar água aos criadores nesta zona e arredores, resolvendo, de vez, o problema de água na zona baixa do município.

Na Ribeira de Tortolho, também na zona baixa do concelho, foi concluído o projeto de fornecimento de água que abarca 30 criadores de gado, estando previsto para o próximo mês a conclusão do projeto na Ribeira Brava, abrangendo outros tantos criadores, avançou este responsável.

O representante dos criadores de gado, Romeu Rodrigues, assegurou que o problema de água para o gado na zona baixa do município do Porto Novo está estabilizado graças ao projeto implementado na Ribeira de Tortolho e ao programa de serviço gratuito de transporte de água.

Este programa, financiado pela FAO, resulta de um contrato assinado entre o MAA e a Câmara Municipal do Porto Novo, que disponibiliza os seus auto-tanques para o transporte de água.

A Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo informou que o programa tem contribuído para atenuar o problema de água com que os criadores de gado vinham confrontando, dada a avaria do auto-tanque do MAA.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest