Porto Novo: Ministério da Agricultura prepara missão técnica a Alto Mira para analisar “grande potencial agrícola” local

O Ministério da Agricultura e Ambiente prepara uma missão técnica a Alto Mira, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, para analisar com os agricultores o aproveitamento do “enorme potencial agrícola” existente neste vale.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que a missão se realiza “na próxima semana” a pedido dos próprios agricultores em Alto Mira, que se mostram “preocupados” com os constrangimentos com que se debate o sector agrícola local, designadamente a questão do acesso.

A missão, que integra técnicos das diferentes áreas de actuação do ministério, vai discutir com os agricultores “o que se pode fazer” com vista ao “aproveitamento do grande potencial agrícola” existente em todo o vale de Alto Mira, incluindo Chã de Branquinho.

Joel Barros admitiu que a questão do acesso, para facilitar o escoamento dos produtos agrícolas, constitui “um problema”, mas também a mobilização de água para rega estará no centro das preocupações da missão, explicou.

Os agricultores em Alto Mira têm-se queixado do encravamento de vales como Faial, Dominguinhas e Chã de Branquinho, e defendem aposta na exploração de água subterrânea, insistindo ainda na necessidade de se recuperar a barragem subterrânea, inoperante desde as cheias de 2016.

No caso de Chã de Branquinho, os agricultores dizem-se “abandonados” pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, com o delegado no Porto Novo a considerar tal afirmação “um exagero”, enumerando os apoios concedidos aos lavradores locais, com destaque para a instalação de rega gota a gota.

Adiantou que todos os agricultores em Chã de Branquinho foram já apoiados com materiais de rega gota a gota e que a recuperação da barragem subterrânea estará a depender da conclusão das obras da estrada de acesso a esta localidade.

A Câmara Municipal do Porto Novo já submeteu ao Banco Mundial o projecto de construção da estrada de acesso a Faial e Dominguinhas para financiamento, aguardando-se por uma decisão ainda ao longo deste mês de Dezembro.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest