Porto Novo: Projecto de reforço do cultivo do inhame vai ser retomado, diz delegado do Ministério da Agricultura

O projecto de reforço do cultivo do inhame no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, vai ser retomado “dentro de pouco tempo”, depois de resolvido “um pequeno percalço de ponto vista técnico”, que levou à suspensão das obras.  

A garantia é do delegado do  Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, que avançou que o  projecto “tem financiamento garantido” e vai ser retomado “dentro de pouco tempo”.

Os produtores neste vale manifestaram à Inforpress a sua “preocupação” face à paralisação, desde Setembro deste ano, das obras dos reservatórios e o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente tranquilizou os agricultores que o projecto vai ser implementado.

O projecto de reforço da cultura do inhame no Tarrafal de Monte Trigo, estimado em 18 mil contos, além da construção de reservatórios e da instalação de rega gota a gota, inclui ainda um centro pós-colheita que, segundo este responsável, vai começar a ser instalado.  

Este projecto insere-se no âmbito de um pacote de investimentos no sector agrícola actualmente em curso no município do Porto Novo, na ordem dos 25 mil contos, financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, no quadro do Programa de Promoção das Actividades Socioeconómicas Rurais (Poser).

Tarrafal de Monte Trigo, Ponte Sul/Chã de Mato e Manuel Lopes são as localidades-alvo dos investimentos.

Em Ponte Sul/Chã de Mato, as obras incidem no reforço do parque fotovoltaico e do sistema de bombagem de água e introdução de rega gota a gota em 22 novas parcelas, e, em Manuel Lopes, os investimentos previstos passam pela construção de um reservatório e instalação de rega gota-a-gota.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest