
Sábado, 23 de Setembro, 2023
O volume de água dessalinizada disponibilizada, em Setembro, à rede pública na cidade do Porto Novo, Santo Antão, foi de 22.691 metros cúbicos, correspondente a 756 metros cúbicos dia, conforme dados disponibilizados pela Águas do Porto Novo.
O fornecimento de água a esta urbe foi, entretanto, condicionado, nos últimos dois meses, por avarias nas instalações da unidade de dessalinização, com capacidade de produção de mil metros cúbicos por dia.
Entretanto, as perdas técnicas e comerciais na rede pública continuam “muito elevadas”, situando-se à volta dos 50 por cento (%), já que a rede de distribuição é antiga e apresenta muitas deficiências.
Dados avançados pela Câmara Municipal do Porto Novo confirmam que, em média diária, ocorrem 20 rombos na rede pública, já com mais de duas décadas de funcionamento.
No quadro do projeto de água e saneamento de Santo Antão, prevê-se a instalação, em 2023, de uma nova rede de distribuição de água na cidade do Porto Novo, numa extensão de 25 quilómetros.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv