Porto Novo/Zona Sul: Produtores de queijo procuram parceiros para melhorar condições de produção

Os produtores de queijo da zona Sul do Porto Novo, em Santo Antão, têm como meta melhorar as condições de fabrico do produto, estando à procura de parceiros para instalar uma unidade de produção nesta localidade. 

O porta-voz dos produtores, Irineu da Luz, disse que, apesar da qualidade do queijo que se produz na zona Sul, os 30 produtores locais não dispõem de “condições ideais” para o exercício desta actividade, pelo que “seria bom” poderem dispor de uma unidade de produção ou de “casas de queijo”.

Irineu da Luz já pediu o “apoio” da empresa Aquasun Energia e Água, que já anunciou a realização, a partir deste ano, de um projecto agro-industrial no concelho do Porto Novo, que tem como uma das componentes a promoção da pecuária, incidindo, concretamente, na produção de pasto e melhoria das condições de produção e certificação do queijo.

Os produtores de queijo da zona Sul do Porto Novo querem, assim, melhorar as condições de fabrico do queijo nesta localidade, à semelhança da zona Norte, onde há “casas de queijo” e uma unidade de produção.

Enquanto isso, a Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo antevêem “um ano difícil” a nível de produção de queijo, por causa da seca que volta a ameaçar a actividade pecuária neste concelho, onde ainda não choveu.

O representante da Associação dos Criadores de Gado, Romeu Rodrigues, admitiu que “este ano, a produção do queijo vai ser fraca”, tendo em conta a situação de seca por que passa o município do Porto Novo, com impacto negativo no sector pecuário.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest