Preço da gasolina mais baixo do que gasóleo devido a efeitos alfandegários e valorização do dólar

A Comissão de Acompanhamento da Crise em Cabo Verde esclareceu hoje que os preços da gasolina estão mais baixos do que o gasóleo no mercado nacional neste mês de Agosto devido a efeitos alfandegários e a valorização do dólar.

Esta explicação foi dada pelo responsável para o setor de energia da Agência Multissectorial de Economia (ARME), Carlos Ramos, em conferência de imprensa, no âmbito da atualização dos preços dos combustíveis para o mês de Agosto.

Segundo adiantou, desde a atualização do mês de Julho o mecanismo de fixação de preços está a funcionar de forma normal, após ser suspenso durante três meses Abril/Maio/Junho tendo sido retomado em Julho.

“De acordo com os preços, com alterações dos impostos já publicados vimos que a gasolina baixou cerca de 11,9% ao passo que o gasóleo só 6,2% e muita gente questiona o porquê da gasolina neste momento estar mais barata do que o gasóleo”, disse.

Carlos Ramos avançou que alguns fatores contribuíram neste momento para que a gasolina no mercado interno tenha um valor menor, nomeadamente a valorização do dólar, uma vez que os combustíveis são comprados em dólares, mas, por tonelada.

“Só que uma tonelada de gasóleo dá cerca de 1000 e tal litros ao passo que da gasolina é 1.333 mais ou menos litros da gasolina. Ou seja, o preço da gasolina, no mês de Agosto, situou-se em cerca de 1.125 dólares uma tonelada enquanto que o gasóleo, 1.126, uma diferença de praticamente 1 dólar”, explicou.

Ao dividir esse valor por 133 e tal ou por 110 e tal, indicou, a gasolina ficaria com um preço menor “já que está a dividir com um volume maior”.

Um outro fator também que fez com que o preço da gasolina baixasse mais do que o do gasóleo, apontou, tem que ver com os impostos, já que, segundo informou, a gasolina tem muito mais impostos do que o gasóleo.

“Como tinha dito anteriormente pagava-se 20% dos direitos da importação para gasolina enquanto que para a gasóleo neste momento paga-se só 10%”, lembrou.

Sem alteração dos impostos, conforme o mesmo, a gasolina descia somente 6,60 escudos e o gasóleo 5,50.

De acordo com a nova tabela de preços, a gasolina passa a ser vendida por 166,60 escudos/litro, o petróleo a 179,40 ESC/L; o gasóleo normal a 170,10 ESC/L, o gasóleo para eletricidade a 161,10 ESC/L, o gasóleo marinha a 135,70 ESC/L, fuel 380 a 121,20 ESC/KG e o fuel 180 a 126,50 ESC/KG.

Já o gás butano passa a ser vendido a granel por 153,80 ESC/KG, sendo que as garrafas de 3 kg a 438,00 escudos, as de 6 kg a 923,00 escudos; as de 12,5kg, a 1922,00 Escudos e as de 55 kg a 8458,00 Escudos.

Os principais motivos da descida dos preços do petróleo, no mês de Julho, têm que ver, justamente, com as reações do mercado à valorização do dólar, o receio de possíveis novos confinamentos na China, em consequência dos testes em massa realizados para despistar os casos de coronavírus.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us