Projeto Vitó vai aplicar fundo de saída atribuído pela Fundação Mava na compra de uma embarcação

O fundo de saída atribuído pela Fundação Mava à Associação Projeto Vitó vai ser aplicado na compra de uma embarcação para apoiar nos trabalhos da instituição nas ilhas do Fogo e Brava, e Ilhéus Rombos.

O diretor executivo da Associação Projeto Vitó, Herculano Dinis, disse à Inforpress que a Fundação Mava, parceiro desta organização não-governamental e que financiou várias das suas atividades, desenvolveu um projeto de desenvolvimento organizacional.

Devido a “boa implementação” deste projeto, a fundação optou por apoiar o Projeto Vitó com o designado fundo de saída, consistindo no financiamento de uma embarcação.

“Já começamos a analisar a melhor proposta para aquisição desta embarcação e ideia é fazer uma aquisição articulada com as câmaras municipais”, indicou Herculano Dinis, que salientou que a mesma pode vir a ter outras valências, nomeadamente de proteção civil, busca e salvamento e fiscalização se necessário, além de todo o trabalho de conservação e seguimento que o projeto realiza na região (Fogo, Brava e Ilhéus Rombos).

Segundo o mesmo, será uma embarcação versátil de até 12 metros de comprimento que permite deslocações aos Ilhéus Rombos, já que neste momento existe na ilha uma única embarcação que presta este serviço.

A embarcação, acrescentou, além das condições para fazer as deslocações aos Ilhéus Rombos, terá de ter capacidade para recreio, apoio a mergulhos e estadias de curta duração no alto mar.

“Criando todas as condições para trabalhar com a pesca sustentável e com a aquisição da embarcação, o Projeto Vitó quer aprofundar cada vez mais o trabalho de conservação marinha”, destacou o diretor executivo.

A mesma fonte reforçou que a associação está a trabalhar “fortemente” para ver se consegue projetos de conservação de cetáceos, nomeadamente de baleias e golfinhos, e alargar o âmbito para trabalho de conservação de tubarão e raias.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest