Relatório de atividades e conta de gerência de 2021 da Câmara Municipal do Maio com apreciação favorável do MpD e “pouco claro” da oposição

O relatório de atividades e a conta de gerência da Câmara Municipal do Maio, referentes a 2021, receberam, esta quinta-feira, 26, apreciação favorável da bancada do MpD e considerados “pouco claros” pelo PAICV.

Para Jovino Gomes, líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), oposição na Assembleia Municipal do Maio, o relatório poderia ser mais “claro” uma vez que alguns aspetos, na sua opinião, deviam ser mais clarificados por parte da câmara municipal. São os casos, por exemplo, a conclusão do estádio municipal que, conforme disse, não corresponde à verdade tendo em conta que ainda existem informações que carecem de melhorias.

O líder da bancada da oposição voltou a criticar a forma como vem sendo depositados os resíduos sólidos na ilha do Maio, algo que tem vindo a ser, segundo ele, um autentico atentado ao ambiente e à saúde pública e sugeriu melhorias na recolha e no tratamento do lixo.

“Existe muita desculpa que a pandemia veio a complicar o desempenho da autarquia, mas se fosse a nossa bancada a dirigir esta autarquia, certamente que faríamos melhor gestão”, disse Jovino Gomes salientando que durante o ano de 2020, a taxa de execução foi maior do que em 2021. O deputado municipal afirmou que o sector empresarial, principalmente na camada jovem, não tem sido apoiado para desenvolver a sua atividade.

Ao justificar a apreciação da sua bancada, o líder da bancada do Movimento para a Democracia (MpD, situação), Zacarias Freire, disse que a edilidade conseguiu uma taxa de realização que ronda os 71 por cento (%) realçando que isso é um “grande ganho”, tendo em conta o contexto de pandemia que o País e ilha enfrentam, mas, mesmo assim, a câmara municipal consegui obter uma “boa taxa” de realização.

O líder da bancada da situação reconheceu os constrangimentos que os maienses vem enfrentando nos últimos tempos com a falta de água nas torneiras, mas garantiu que esforços têm vindo a ser feitos, com a ativação da unidade de produção na localidade de Pedro Vaz, o que vai possibilitar o abastecimento de toda a zona norte, bem como as localidades de Cascabulho, Morrinho e a vila da Calheta.

“Digo isso porque, esta central de produção, que antes tinha a capacidade de produção de cerca de cem metros cúbicos (m3) diários, com a sua reativação ganhou mais capacidade e passa a produzir 144 m3 dia, o que quer dizer que o problema das zonas norte já está resolvido, enfatizou, acrescentando que a unidade de produção de Ponta Preta já está a normalizar a sua capacidade de produção.

Zacarias Freire destacou por outro lado, a conclusão e entrada em funcionamento do centro juvenil da localidade de Morrinho, bem como a funcionalidade do balcão de atendimento único nos serviços de atendimento da Câmara Municipal, o que na sua opinião tem vindo a possibilitar mais facilidades aos utentes e munícipes que procuram os serviços camarários.

Questionado sobre a funcionalidade do centro Juvenil, aquele líder da bancada reconheceu a existência da falta da ligação da rede internet, bem como a falta da instalação de uma mini-biblioteca, para que os jovens possam fazer as suas pesquisas, de todo modo disse estar convicto de que isso vai ser resolvido “brevemente”, de acordo com as garantias da edilidade.

Durante os trabalhos, os deputados ratificaram o pedido de suspensão do deputado Fernando Jorge da Graça, que vinha desempenhando a função do líder da bancada do MpD, função que passa a ser assumido pelo deputado Zacarias Freire, um estreante neste mandato.

A proposta da câmara municipal para colocar à venda os terrenos na zona da central elétrica, também mereceu algum reparo da oposição, tendo em conta que no referido espaço já estava delineado para zona industrial, mas bancada que suporta a câmara municipal defendeu que isso vai dar mais visibilidade àquela zona e possibilitar que, tanto aos jovens como outras pessoas que queiram adquirir um terreno na ilha, o possam fazer sem grandes constrangimentos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest