Sal: Comité técnico e antenas do Jov@Emprego analisam resultados de implementação do programa

O Comité técnico e antenas do Programa Emprego, Empregabilidade e Inserção, Jov@Emprego analisam, no Sal, os resultados do programa alcançados de 2018 a 2021, durante encontro com os principais parceiros, dirigentes do sector do emprego e formação profissional.

Um total de 25 indivíduos envolvidos no programa, participam neste encontro que decorrerá durante dois dias num dos hotéis da cidade turística de Santa Maria.

De acordo com uma nota de imprensa a que Inforpress teve acesso, a escolha da ilha do Sal para a realização do evento, deve-se ao contexto pós-pandemia, em específico para o sector do turismo, uma das áreas mais afectadas pela crise da covid-19, que provocou “grandes perdas” no mercado de trabalho.

Este encontro, tem como propósito, conforme o mesmo documento, analisar os resultados alcançados pelo Jov@Emprego de 2028 a 2021, discutir alguns aspectos para “maior eficácia” da gestão pelas instâncias nacionais, nomeadamente o processo em curso do alargamento do serviço aos diferentes municípios.

Assim, durante os dois dias de encontro pretende-se envolver os principais parceiros de execução do programa na análise e discussão dos ganhos obtidos e os desafios enfrentados na sua implementação.

“Cujas conclusões, certamente, serão úteis para o futuro”, lê-se no documento, segundo o qual, estando-se a preparar a saída dos parceiros internacionais, enquanto programa coordenado pelas agências das Nações Unidas, e no “ponto máximo para a sustentabilidade”, torna-se necessário avaliar todo o percurso feito e “assegurar a passagem de todas as aprendizagens adquiridas” às entidades nacionais. 

O foco do Jov@Emprego está no reforço da empregabilidade dos jovens e mulheres e a sua inserção no mercado de trabalho pela via do emprego assalariado ou do auto-emprego, através duma abordagem orientada pela procura, centrado no desenvolvimento local, utilizando para o efeito estratégias e metodologias inovadoras.

O Programa Emprego, Empregabilidade e Inserção, Jov@Emprego é implementado pelo Governo de Cabo Verde, através da Direcção Geral do Emprego, Formação Profissional e Estágios Profissionais, executado desde 2018 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), financiado pela Cooperação Luxemburguesa.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest