Sal: Pescadores de Pedra de Lume ganham cais de pesca aprazível e com maior dignidade

Os pescadores de Pedra de Lume, no Sal, passam a ter maior dignidade de trabalho com a inauguração das obras de requalificação do Cais de Pesca, sexta-feira, 10, cujo acto foi testemunhado pelo ministro do Mar, Abraão Vicente.

Enquadradas no projeto da câmara municipal, intitulado “Apoio a Associações de Pescadores”, essas obras, financiadas em parte pelo Governo, através do Fundo Autónomo das Pescas, objetiva criar soluções integradas e que respondam às necessidades da classe, quer na melhoria das infraestruturas de pescas, dos materiais de tratamento e conservação do pescado, bem como na formação e capacitação dos jovens, com vista a um desenvolvimento sustentável desta atividade.

O vereador da área social, Jocelino Cardoso destacou a qualidade dessas obras e disse que a área foi transformada num lugar aprazível, permitindo segurança, conforto e, acima de tudo, dignidade.

“Essas obras são três em um, porque temos toda essa envolvente com calçada artística, cais cimentado, e uma máquina de gelo, para produção de gelo e conservação do pescado, financiada pelo Ministério do Mar”, justificou, acrescentando que muito em breve os pescadores serão beneficiados com um pequeno posto de combustível para abastecimento das embarcações.

Usando também da palavra, o vereador do ambiente, Francisco Correia considerou a obra um “ex-libris” da ilha do Sal, à semelhança de Buracona, Pontão e outros pontos da ilha.

“Para além da sua utilidade prática, enquanto cais de pesca, o objectivo é transformar este lugar num ponto de atração turística. Sonhamos, desenhamos e conseguimos realizar”, enfatizou.
E Titino, presidente da Associação de Pescadores de Pedra de Lume era também um homem feliz.

“Agora temos de cuidar desta infraestrutura. Hoje podemos dizer que temos um cais de pesca, como deve ser. Que dá gozo estar e trabalhar. Fui eu quem lançou a primeira pedra nesta obra”, manifestou.

Prosseguindo-se as intervenções de ocasião, o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, por sua vez, disse que a construção do Cais de Pesca de Pedra de Lume, “foi bem conseguida”, resultado de um trabalho de equipa.

“Ninguém faz nada sozinho, todos os pescadores, a Câmara do Sal e o Ministério do Mar participaram nesta obra. Esta grande obra foi um trabalho de equipa”, reiterou o autarca em tom de satisfação.

O ministro Abraão Vicente que presidiu o acto de inauguração da infra-estrutura considerada “segura, aprazível e confortável”, disse que o produto desta obra é muito mais que um cais de pesca, mas um “símbolo de retoma”, e de uma nova centralidade que se quer dar à Pedra de Lume.

“Promessa feita, promessa cumprida. Hoje é um dia de grande felicidade para mim e para todos. Vamos fazer a concessão para que aqui tenha um beach bar, apoiar o turismo e implementar o museu de Pedra de Lume para contar a história desta localidade… vamos devolver a auto estima de todos quantos nasceram nesta região”, sublinhou o governante.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest