
Quarta-feira, 4 de Outubro, 2023
O espaço existente de conservação do pescado denominado fábrica, em Rincão, Santa Catarina (Santiago), vai ser reabilitado e transformado em Casa do Pescador, num investimento de mais de 19 mil contos, devendo a empreitada arrancar este ano.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo vereador da Economia Local da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jacinto Horta, a propósito do Dia Nacional do Pescador, assinalado anualmente a 05 de Fevereiro, cujo palco, nesse município do interior de Santiago, será a vila piscatória de Rincão, de hoje a domingo, 05.
Segundo o também titular do pelouro das Obras e Infraestruturas Municipais, o projeto de reabilitação do edifício que atualmente se encontra “degradado” vai ser socializado no domingo, 05, visando a recolha de subsídios junto da comunidade, sobretudo dos pescadores antes de o submeterem ao Ministério do Mar, cujo financiamento já está garantido.
Trata-se, segundo a mesma fonte, de uma obra com “valências acrescidas”, ou seja, contempla espaços para conservação do pescado, para reunião, para formação, para uma futura loja de venda de materiais de pesca, para administração e ainda espaços para os pescadores acondicionarem equipamentos de pesca e de lazer para os homens e mulheres do mar.
Durante a entrevista à Inforpress, o vereador anunciou que município liderado por Jassira Monteiro tem “um projeto ambicioso” para o sector das pescas, que contempla as duas comunidades piscatórias de Santa Catarina, nomeadamente as vilas de Rincão e de Ribeira da Barca, que visam acrescentar valor aos produtos da pesca.
O referido projeto, adiantou, vai ser materializado através da Unidade de Transformação e Agregação de Valor ao Pescado (UTAV) de Ribeira da Barca, inaugurado em 2012 e que entrou em funcionamento em Abril de 2014, do qual os pescadores locais garantem nunca terem beneficiado.
Em relação à UTAV, o autarca avançou que estão a discutir com o Governo no sentido de “dar vida” ao referido espaço, que, notou, foi “muito bem conseguido” e que conta com equipamentos de ponta, mas, que, neste momento, “infelizmente não se encontra” ao serviço da população da Ribeira da Barca e de Santa Catarina.
“Tendo a Casa do Pescador em Rincão para responder as demandas da comunidade e a UTAV em Ribeira da Barca em funcionamento, que pretendemos transformá-la num grande centro de transformação e conservação de produtos de pesca do mar, acreditamos que com isso tanto os pescadores e peixeiras das duas vilas piscatórias vão poder usufruir da UTAV para obterem melhores rendimentos para poderem viver de certa forma com alguma dignidade”, vaticinou.
Na ocasião, Jacinto Horta anunciou ainda que a autarquia está em diálogo com o Ministério do Mar, através da Escola do Mar (EMAR) para que possam ter em Ribeira da Barca uma delegação da referida escola de formação profissional para o município de Santa Catarina.
“Estamos já avançados em estado de negociação com a EMAR, no sentido de trazer para Santa Catarina, especificamente para Ribeira da Barca esta componente para capacitar e preparar os nossos pescadores e as nossas peixeiras para poderem estar em melhores condições de se dedicarem aos seus trabalhos”, concretizou.
Formação para os pescadores, construção do cais de pesca de Ribeira da Barca, construção da marina de Rincão, que visa transformá-la num espaço de atração para desportos náuticos e turístico são outros projectos da autarquia para o sector das pescas.
Relativamente ao cais de Pesca de Ribeira da Barca, lembrou que o estudo já foi realizado e que conta com financiamento garantido do Banco Mundial, prevendo que obras arranquem ainda este ano.
Por outro lado, lembrou que o Governo tem apoio os pescadores na fibragem das suas embarcações e na aquisição de motores de popa, sendo que o primeiro já beneficiou pescadores de Rincão e “brevemente” os de Ribeira da Barca.
Os pescadores das duas vilas piscatórias, que pedem a construção de um porto, apontam a aquisição de motores de popa, materiais de pesca, arrastadores e máquina de gelo como algumas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia.
No município de Santa Catarina, a vila piscatória de Rincão vai receber de hoje a domingo, 05, as comemorações do Dia do Pescador Cabo-verdiano sob o lema “Com os pescadores, pelo desenvolvimento da economia azul” com um leque de atividades, desde feira de saúde, feira de gastronomia e agronegócio, palestras, intervenções e desportos náuticos, com corrida de botes e provas de natação masculina e feminina.
Da agenda consta ainda o tradicional almoço popular, animação musical e uma singela homenagem a homens que fizeram história na pesca e na comunidade.
O Dia Nacional do Pescador está instituído por resolução do Conselho de Ministros desde 24 de Fevereiro de 2003.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv