Santiago Norte: Produção de água da AdS ultrapassa fronteiras municipais para garantir igualdade de acesso a todos – responsável

O director de operação e manutenção da Águas de Santiago (AdS, Empresa Pública Intermunicipal, S.A) garantiu hoje que a produção de água ultrapassa as fronteiras municipais para garantir a igualdade de acesso a todos os municípios.

José Gomes falava à Inforpress, a propósito do Dia Mundial da Água, que se assinala hoje, evidenciando que a empresa tem trabalhado com a “responsabilidade e o compromisso” de garantir água em quantidade e qualidade aos cidadãos e procurando soluções diante dos consecutivos anos de seca que levaram a falências de alguns subsistemas de produção de água.

Segundo este responsável, um dos propósitos da criação da empresa foi de “garantir a universalidade de acesso a água em todos os municípios de Santiago, através dos recursos hídricos disponíveis”, e que para cumprir este propósito, a produção de água está organizada de uma forma que ultrapassa as fronteiras municipais, permitindo assim que alguns municípios com fraca capacidade de produção de água tenham igualdade no acesso à água.

Neste aspecto, exemplificou com o caso do município de São Salvador do Mundo, que hoje alcança o dobro da disponibilidade percepta, passando de 11 litros por habitante dia, para 27 litros, explicando que 58 por cento (%) de água distribuída neste município são provenientes do município de Santa Catarina.

Acrescentou ainda que mesmo com falências de alguns subsistemas de produção de água, consequência de sucessivos anos de seca e com o aumento gradativo de transferência de água para o município de São Salvador do Mundo, a AdS conseguiu manter a média da disponibilidade percepta em 50 litros/dia no município de Santa Catarina, graças ao investimento efectuado para a produção de água dessalinizada na localidade de Ribeira da Barca, incrementado em 16% a quantidade de água produzida neste município.

Igualmente, José Gomes avançou que, actualmente, em várias localidades dos municípios de São Domingos e São Lourenço dos Órgãos, o abastecimento é assegurado pela água dessalinizada transferida da cidade da Praia, um ganho alcançado “graças aos investimentos nas redes e nas estações de transferências de água”.

“Diante dos dados actuais, estamos em condições de afirmar que 68% (233.220 metros cúbicos (m3)) de água explorada no município de São Domingos, durante o ano de 2023, foi água dessalinizada transferida do município da Praia, proporcionando uma disponibilidade de 60 litros/pessoas por dia”, declarou.

Questionado sobre os investimentos que têm sido feitos para garantir a segurança hídrica e eficiência na distribuição, frisou que a nível do aumento de produção de água, além de melhorias nos furos de captação, a empresa investiu no tratamento de água do mar para o consumo.

Com este investimento, avançou que hoje a AdS tem em funcionamento três unidades de tratamento de água (ETA), sendo uma em Santa Cruz e outra em São Miguel com a capacidade diária de tratamento de 500 m3/ dia cada, e a outra em Ribeira da Barca, município de Santa Catarina com uma capacidade de tratamento de 1200 m3/dia.

No quadro da produção, o responsável esclareceu que há diversidade, sustentando que mobilizam águas subterrâneas e água dessalinizada para a distribuição. “As águas subterrâneas são provenientes dos furos e nascentes e as águas dessalinizadas são mobilizadas durante o processo de tratamento de água do mar, em quatro municípios, Praia, Santa Catarina, Santa Cruz e Calheta São Miguel”.

E para falar de um aumento da produção de água, sublinhou que este deve passar principalmente pelo aumento da capacidade de tratamento de água do mar, “sem marginalizar a optimização do processo de exploração de águas subterrâneas”.

Já sobre dados de produção, avançou que dos 8.126.746 metros cúbicos de água distribuída na ilha de Santiago, no ano de 2023, 37% foi produção interna e 63% água comprada na Electra.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa conscientizar a população a respeito desse recurso natural, essencial para a sobrevivência dos ecossistemas do planeta.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest