
Domingo, 5 de Fevereiro, 2023
A produção agrícola de sequeiro em Santa Isabel e arredores, na ilha de Santo Antão, foi “nula” este ano, por causa de pragas, mas a situação ficou “um pouco atenuada” com alguma produção do café.
Quem o diz são os agricultores, que explicam que, apesar das “boas chuvas” registadas em 2022, a produção de sequeiro foi “praticamente nula” em Santa Isabel e arredores, devido à ação de pragas, designadamente dos mil-pés e da lagarta-do-cartucho do milho.
O porta-voz dos agricultores, Benvindo Melo, disse à Inforpress que, depois de alguns anos de seca, acabou por chover muito em 2022 em Santa Isabel, mas só que as pragas impediram as famílias de conseguir a produção desejada.
“Mesmo com uma boa chuvada, não conseguimos qualquer produção porque as pragas, sobretudo, os mil pés e a lagarta do cartucho do milho, não deixaram. Felizmente, algumas pessoas vão conseguir alguma produção de café para amenizar um pouco a situação”, notou este agricultor.
Santa Isabel tem estado em processo de despovoamento devido ao isolamento, tendo perdido, nos últimos anos, toda a sua população jovem, segundo Benvindo Melo, para quem, caso a situação se mantenha a nível da agricultura, todas as pessoas vão ser obrigadas a abandonar esta zona.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv