São Nicolau: Unidade Técnica do Poser capacita agricultores em agroecologia

A Unidade Técnica do Programa de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (Poser), em São Nicolau, tem em andamento um processo de capacitação dos pequenos produtores em agroecologia.

Segundo o gestor da Unidade Técnica, José Romário Francez, a formação tem como objetivo dotar os agricultores de competências para “desenvolver, aprimorar, adaptar e validar tecnologias” que contribuam para combater as principais pragas/doenças, tendo em conta os métodos de controlo naturais e orgânicos.

“Esta é uma formação que vai ser ministrada a nível de toda a ilha, começamos pela localidade da Praia Branca e neste momento estamos a capacitar os agricultores da Fajã”, afirmou.

A mesma fonte salientou ainda que a formação está dividida em duas vertentes, uma teórica, onde o objetivo é conhecer as principais pragas que atacam as culturas e uma vertente prática, onde os “agricultores aprendem a fabricar bio pesticidas” que são utilizadas no controlo das pragas.

“Esta formação é baseada na prática, onde o agricultor partilha com o formador os principais inimigos que tem na sua cultura e juntos tentam desenvolver uma solução para o combate do mesmo”, realçou.

José Romário Francez afirmou que a formação visa ainda incutir nos agricultores a ideia de “agir na prevenção das pragas”, e que, por isso, os agricultores e formadores estarão dentro das parcelas agrícolas a identificar as pragas e assim poder os combater.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest