
Sábado, 3 de Junho, 2023
O diretor executivo da Cheetah Start, Samir Pereira, assegurou esta sexta-feira, 02, no Sal, que o Startup Weekend tem despertado um interesse cada vez maior nas pessoas, tanto na aprendizagem como no desenvolvimento de novos negócios, do auto-sustento.
Samir Pereira fez essas considerações à margem do Startup Weekend que teve início hoje na Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, nos Espargos, com o tema “sustainability”, contando com a participação de cerca de 50 jovens locais, orientados por 15 mentores, empresários “bem-sucedidos”.
Segundo a mesma fonte, as orientações dos mentores será a parte mais “interessante” do programa, já que irão acompanhá-los, passar as suas experiências e conhecimento de desenvolvimento de negócio.
“Trazendo várias perspetivas que vão ajudar os participantes a melhor se orientarem nos seus negócios”, comentou, referindo que outros oradores vão igualmente passar alguma “inspiração e motivação” aos mesmos, partilhando assim, aquilo que foi o seu percurso, durante o desenvolvimento dos seus empreendimentos.
O evento que deverá decorrer até domingo, 04, é promovido pela Cheetah Start em parceria com o PNUD, no âmbito das celebrações do 10º aniversário do Startup Weekend (SW), um dos maiores eventos de empreendedorismo do País.
Esta é a quinta edição a ser realizada no Sal, mas em Cabo Verde é a 39ª.
Para Samir Pereira, é “interessante” ver os ganhos que o programa tem tido, lembrando que o principal objectivo é conectar as pessoas que querem empreender, desenvolver iniciativas empresariais, mas pessoas que queiram também trabalhar nas soluções e criação de emprego para si próprias, mas também para outros indivíduos.
“E tem funcionado muito bem como o primeiro passo no mundo empreendedor… o primeiro passo para as pessoas que querem criar o seu negócio e isso, para nós, tem sido algo muito positivo, conseguir ver que ao longo desses dez anos muitos dos negócios desenvolvidos, nos últimos anos, são negócios que, de alguma forma, tiveram os seus primeiros passos durante o Startup Weekend”, frisou.
Este ano, a efeméride que se desenrola em diversos workshops e palestras é assinalada com duas edições a nível nacional, nas ilhas do Fogo e Sal, com o tema “Sustainability”.
O programa termina com foco na apresentação para investidores potenciais, pessoas que poderão trazer recursos para o seu próprio negócio.
A segunda edição do Startup Weekend terá lugar no Fogo, de 11 a 13 de Setembro.
Inforpress